4 filmes com finais interpretativos. 4 filmes com finais interpretativos. 4 filmes com finais interpretativos.
Sabe qual a razão de citar tantas vezes que o post é sobre “finais interpretativos”? Pois aqui vai ter a revelação dos enredos. Então já vou adiantar a listinha para você.
1 – Ilha do Medo – (2010)
2 – O Homem Duplicado – (2013)
3 – A Origem – (2010)
4 – Era uma vez na América – (1984)
Se tem alguns desses filmes que você pretende assistir, pule sua vez na lista. Então, sem delongas…
___
Dia longo, cansativo, você para, pesquisa vários filmes e decide assistir um. Lá se vão algumas horinhas em torno daquela história, só que bem no final ocorre algo inesperado, o final fica em aberto.
É inexplicável o sentimento que isso causa em cada telespectador, alguns eu fiquei sem saber o que aconteceu mesmo, em outros elaborei milhares de teorias. E antes de começarmos eu já quero te perguntar. Qual o filme que teve aquele final interpretativo que deixou você puto da vida?
Vou começar com Ilha do Medo – 2010.
O longa dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, conta a história de Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), ele é incumbido de ir até uma ilha para investigar o desaparecimento de um paciente.
Detalhe, essa ilha abriga os pacientes mais perigosos do mundo, todos ali são loucos. O filme se desenrola e Teddy vai descobrindo que são feitas experiências ilegais com os pacientes… tudo bem, o enredo vai seguindo e o plot twist, que nem é tão plot twist assim revela que Teddy é um louco e que toda aquela encenação foi para ver se Teddy sofreria ou não uma lobotomia.
Teddy realmente era um policial treinado, e ao descobrir que sua mulher havia assassinado seus filhos, ele surtou, matou sua mulher e se tornou extremamente perigoso…
… mas fantasiava que era um detetive que ia até a ilha para investigar um caso. A parte administrativa da instituição deu sua última cartada, ou ele recupera a sanidade, ou é lobotomia. O grande ponto é esse…
Nesse momento ele estava são? Por isso decidiu morrer como um homem bom? Tenho quase certeza que sim. Mas existem milhares de teorias. Me conte a sua.
___
O Homem duplicado, de 2013, é um filme complicadíssimo de se entender o final.
Ah, pensando bem, não é só o final que é complicado de entender não. Pense em um filme que me deixou han? Pera, como? Sério? Adam Bell (Jake Gyllenhaal) é um professor de história, sua vida é normal, vai de casa para o serviço e do serviço para casa, até que um belo dia ele aluga um filme e descobre que existe um sósia seu naquele longa.
Então ele sai atrás do ator igual um louco, mas nós vemos que, na realidade, os dois são a mesma pessoa. E nesse ponto entram milhares de teorias. Surgem simbolismos com aranhas, é bem complicado de entender. Precisaríamos de horas para debater o assunto aqui.
___
A Origem (2010) eu não achei um filme difícil de ser entendido. O que bugou minha mente foi o final.
Mas se você não conhece, aqui temos outro longa com o DiCaprio, dessa vez ele é Dom Cobb, ele trabalha em conjunto com um grupo implantando ideias dentro dos sonhos das pessoas. Só que o problema é que não é só entrar dentro do sonho de cada pessoa, existem níveis de sonhos, cada um mais perigoso que o outro.
Beleza, o filme se desenrola nesse entra e sai de sonhos, as idas e vindas são tantas, que cada personagem tem um totem, o do Cobb era uma espécie de pião, toda vez que ele rodava o pião e ele continuava girando, queria dizer que ele estava sonhando, toda vez que o pião parava, queria dizer que era vida real.
Pois bem, Cobb perdeu o direito de ver seus filhos, ele é acusado de homicídio, seu maior seu sonho é rever as crianças. Nesse ponto ele recebe uma missão: implantar uma ideia, se o ato fosse bem sucedido, ganharia o direito de ver seus filhos.
Ok, ok, ok, tudo corre muito bem, ele cumpre todos os combinados para ser liberado e no final ele gira o totem para saber se estava sonhando ou não…
___
Era uma vez na América (1984) é um filme maravilhoso, mas…
Esse eu assisti recentemente, estava numa vibe de assistir alguns filmes de máfia e encontrei esse no catálogo da Netflix. Pois bem, na história temos Robert de Niro, ele é David Aaronson “Noodles”, o jovem garoto conhece Maximillian Bercouicz (James Woods), logo eles formam uma gangue no bairro, com o tempo eles vão ficando mais estruturado até que Max decide fazer um grande assalto, Noodles pula fora e decide denunciar ele para polícia, afinal, era melhor ver o amigo preso do que morto.
Pois bem, o amigo morre na emboscada. Décadas se passam e Noodles é convidado para uma festona, e adivinhe quem é o anfitrião? Max!
Nesse ponto entram milhares de teorias, e uma única certeza, nunca saberemos se Max realmente estava vivo ou se foi tudo uma alucinação de Noodles.
Não deixe de conferir.
10 Filmes Super Bizarros | Parte 2
6 filmes estranhos que tem notas melhores que Liga da Justiça no Rotten