Se eu chamar por Sylvester, talvez você não conheça, mas e se eu chamar por Frajola? Bem melhor…
Ele é um personagem da Looney Tunes, e ficou muito conhecido ao protagonizar Sylvester and Tweety, ou, Frajola e Piu-Piu, se preferir. Frajola é um gato preto, tem um narigão vermelho e segue sua cadeia alimentar.
Mas você conhece toda a história desse gato que adora comer passarinhos, e que tem como grande desejo comer o Piu-Piu?
Tudo começou em 1945, no curta metragem Life With Feathers, através de seu criador, Friz Freleng, ele apareceu.
O curta lançado pela Warner Bros mostrava um pequeno pássaro, ele estava tentando cometer suicídio após ser mandado para fora de sua casa (gaiola), ele e sua periquita tinham brigado feio. Ele encontra o Sylvester, digo, Frajola, digo… ah, deixa pra lá. Ele encontrou o Frajola e tentou se suicidar virando comida de gato. Frajola não aceitou comer um pássaro tão facilmente e o curta ficou nessa, o pássaro quer ser comido, Frajola não quer comer…
Se quiser saber o resto acesse o Dailymnotion, lá tem o curta completo. Mas antes acabe de ler o texto.
Quem fez a voz original do Sylvester foi o dublador Mel Blanc, existem boatos, que eu não consegui confirmar, de que ele tenha falado em sua autobiografia que a voz do Frajola é a mesma do Pato Donald, só que em uma versão mais lenta.
Só em 1947 que Frajola apareceu junto com o Piu-Piu, isso aconteceu no curta “Tweetie Pie”.
Mas o engraçado é que nesse curta ele é chamado de Thomas. Seria uma referência ao Tom, de Tom e Jerry? Para quem não sabe, o nome do Tom é Thomas “Tom” Cat.
Esse curta também está disponível para você assistir no dailymotion.
Pois bem, tempos depois o nosso amiguinho teve seu nome dado através de uma brincadeira, o nome científico do Gato-Selvagem é Felis Silvestris, dai veio o Sylvester.
Frajola é orgulhoso, não desiste nunca, mas nunca consegue pegar o Piu-Piu, ele faz parte daquele roll de personagens que tentam, tentam e nunca conseguem, como no dia em que ele e o Coyote tentam, sem sucesso, capturar o Papa-Léguas e o Ligeirinho.
Isso mesmo, Frajola não queria comer só o Piu-Piu, ele também queria o Ligeirinho, e em alguns momentos ele tenta ensinar seu filho, Sylvester Junior. Mas seus ensinamentos não são dos melhores, afinal, nesses momentos ele tenta pegar o Hippety Hopper, um canguru, que o Frajola acha que é um rato gigante.
Mas também existe “um outro Frajola“, o Frajola que segue o Gaguinho e Hortelino é um gato medroso, cheio de paranoias…
No final da década de 90 “Os mistérios de Piu-Piu e Frajola” foi lançado, nele a Vovó é uma investigadora, também participa do desenho Hector, o Buldogue.
Em Tiny Toon ele apareceu como o mentor do Frajuto.
Mas não importa se é sua versão corajosa ou medrosa, se ele é professor ou caçador, é inegável seu sucesso, tanto é que apareceu em diversas produções, como por exemplo em Family Guy…
Em “Uma Cilada para Roger Rabbit – 1988” ele aparece nas cenas finais, com dezenas de outros personagens.
E não podemos esquecer de Space Jam: O Jogo do Século – 1996.
Na sitcom Casa Animada (Drawn Together, episódio Clum Babies) ele aparece em uma cadeira de rodas.
Ei, ei… eu acho que vi um gatinho, sim, sim, eu vi um gatinho que marcou minha infância ❤
Não deixe de conferir.
É verdade que o Caillou tem câncer?
No Smoking, o episódio censurado de A Vaca e o Frango
5 episódios em que Doug retrata nossa infância
A Vida do Personagem | Meany Ranheta