Por volta dos anos 1992, 1993, surgia uma nova personagem no cenário independente brasileiro e que era, de certa forma, um sonho de adolescente. Criar uma espiã que tivesse, além de perspicácia, força, habilidades e algum poder oculto, uma empatia com os amantes das Histórias em Quadrinhos.
De muitas alternativas que eu tinha, nada seria tão original quanto um codinome que fosse novo, e que derivasse de uma ideia que eu tive ao assistir a uma reportagem sobre guerras. Todos sabemos que, durante a Guerra do Vietnã foi utilizada uma arma química que tinha o sugestivo nome de “Agente Laranja”.
Como num estalo veio a ideia de criar a personagem com esse codinome, envolvendo sim o composto químico, mas numa situação de missão da heroína. Eu precisava de um visual para a personagem, e como não sou desenhista, recorri a um dos muitos amigos desenhistas da época, onde os contatos eram feitos por carta escrita à mão. E assim eu fiz, contatei o Laudo Ferreira Jr., grande desenhista e autor de vários trabalhos de qualidade no cenário nacional, que abraçou a ideia e criou o primeiro visual da personagem, bem como chegou a ilustrar algumas páginas da primeira HQ dela.
Infelizmente eu, por problemas pessoais, precisei ficar afastado das HQs e do cenário nacional por mais ou menos 16 anos. Mas nem isso aplacou a ideia de trazer de volta a personagem e nem esse tempo todo foi capaz de enterrar a detetive, pois muitos, mesmo depois de tanto tempo, ainda recordam de suas primeiras aventuras.
Com o retorno do fanzine Múltiplo, em 2016, trouxe de volta a personagem já na capa do número 1 e com ilustração do amigo Laudo, o que atiçou novamente a curiosidade sobre a personagem e diversos trabalhos, HQs, pinups, ilustrações e crossovers foram e estão sendo desenvolvidos com a AGENTE LARANJA.
25 anos completos da personagem que ainda irá atrair muita curiosidade sobre o seu universo, a relação com a família e as irmãs, tendo uma, inclusive, que será sua maior rival, LAYLA. Layla, em FORÇA EXTREMA, que será lançada esse mês, se transformará em ACQUA, adquirindo poderes relacionados a 4 estados da água: Líquido, Sólido, Gasoso e Plasma, o que, tanto na saga quanto nas aventuras com a AGENTE LARANJA, trará situações muito curiosas e emocionantes para as personagens.ADRIANA, A AGENTE LARANJA, seja no MÚLTIPLO, seja em EPOPEIA, seja em FORÇA EXTREMA, uma detetive, espiã, heroína que alimentará muito a sua imaginação daqui para frente, sempre remetendo à sua criação, dando oportunidade a diversos artistas de criarem HQs e ilustrações com a personagem em aventuras solo ou em parceria com algum personagem do artista.
AGENTE LARANJA faz parte desse projeto MÚLTIPLO que chegou para ficar e que, com certeza, se solidificará com o seu apoio e com a sua divulgação.
André Carim, editor dos Fanzines Múltiplo e Ilustrado, editor de Epopeia e Força Extrema e criador da personagem Adriana, a Agente Laranja.
Não deixe de conferir.
Personagens Brasileiros | Fantasma Escarlate
Personagens Brasileiros | Jaguar – O pistoleiro