1965 e 1966 foram os anos de produção do Xodó da Vovó. O desenho produzido pela Hanna-Barbera e transmitido originalmente pela NBC, contou com 26 episódios, sendo que eles tinham em média 6 minutos de duração.
A trama do desenho girava em torno da vovó Dulcina, uma senhorinha que tinha um cachorrinho chamado Precioso. O cão vivia tentando proteger a dona.
Precioso não fala, só emite alguns sons, mas o curioso é que sua risada é igualzinha a risada do Mutley. Pensando bem, a risada do Mutley que é igual a dele, afinal, Precioso veio primeiro.
A vovó está sempre de vestido, tem cabelo branco, usa coque, óculos e brinco. A velhinha é cheia de disposição, já seu cachorro é bem preguiçoso.
A trama do desenho, normalmente, gira com a vovó saindo de casa e deixando o cão como responsável por algo. Precioso faz de tudo para atender aos pedidos da vovó, só que ele nunca dá conta de cumprir tais pedidos.
Mas o cãozinho é muito sortudo, e sempre alguma ação de terceiro ocorre, fazendo com que as coisas terminem bem e a vovó imagine que foi o Preciso que protegeu sua residência.
Mas não era só nisso que o cãozinho engana a vovó. Ele algumas vezes aterrorizava alguns personagens que apareciam, mas sempre longe dela, que achava que ele era super carinhoso.
O desenho foi exibido como segmento do The Atom Ant/Secret Squirrel Show.
Não deixe de conferir