Bandas Desenhadas, Quadrinho, HQ, Gibi, Graphic Novel, não importa, existe uma grande parte do pessoal que desconhece a nona arte, que fala que é coisa de criança.
Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu esse termo. Se você é leitor de quadrinhos, já deve ter ouvido alguma gozação em relação.
O que? Você ainda lê gibi? Mas quantos anos você tem?
Durante décadas fomos ensinados que gibi é de criança. Tudo bem que no Brasil não temos uma linha editorial e que quem tenha espaço maior nas bancas seja o Maurício de Souza. Que, verdade seja dita, há tempos investe em conteúdo adulto também.
Mas o adulto que gosta de quadrinhos é diferente. Não que ele seja melhor. Mas ele tem uma gama de opções maior.
Mas gibi?
Caro leitor, leia uma história igual de Watchmen, que envolve jogo de poder, traição, assassinato.
Ou o que falar do futuro distópico de V de Vingança?
Ah, já sei, você prefere algo mais impactante, igual “A Piada Mortal“?
E o que falar de “Dias de um Futuro Esquecido“?
Se você nunca leu alguma dessas histórias, sinto muito, você não sabe o que está perdendo.
Já sei, você só ouviu falar de DC e Marvel. E não quer saber do Homem de Ferro ou do Superman. Tudo bem, tudo bem, lhe apresento “A Pro“, uma história de Garth Ennis. Ele é um escritor que adora violência e humor negro. Em “A Pro” ele faz uma paródia do mundo dos heróis.
Não quer comédia? Prefere algo trash? Que tal Ranxerox? Ou, ainda, Tankgirl?
Quer algo mais cabeça? Então fique com Blacksad. Um dos melhores quadrinhos feitos nos últimos tempos.
Lhe dei o caminho das pedras, algumas histórias que citei são extremamente conhecidas, outras, nem tanto. Mas o que eu quero que você saiba é que o universo de histórias em quadrinhos é gigantesco. Existem autores incríveis, desenhistas magníficos. O que você tem que parar é com esse preconceito de achar que quadrinho só existe para criança.
Não deixe de conferir