Hoje é dia de mostrarmos uma série que inspirou o Stan Lee na criação do nome para o Spider-Man, em 1962.
Mas vamos voltar no tempo. The Spider’s Web estreou no ano de 1938. Misturando os gêneros de ação com o policial, a série dirigida por James W. Horne e Ray Taylor contou com 15 episódios.
O seriado produzido pela Columbia Pictures foi distribuído nos cinemas. Um episódio por semana. Assim como Batman (1943) e Capitão Marvel (1941).
Enredo.
The Octopus, não, não é o Doutor Octopus, vilão do Spider-Man, mas sim o The Octopus, vilão do The Spider’s. É um criminoso mascarado. Ele vem causando grande espanto espalhando uma onda de terror. Primeiro ameaçou o sistema de transporte, depois as indústrias, exigindo que os donos ferroviários e os líderes das indústrias, pagassem tributos para ele.
Richard Wentworth (Warren Hull) é um criminologista amigo dos policiais. Mas, secretamente, ele também é o The Spider. Um vigilante mascarado que fará de tudo para vencer Octopus. Richard é tranquilo como “cidadão comum”. Mas como Spider ele é, em alguns momentos, cruel.
Engana-se se você pensa que Richard só tem esse disfarce. Ele muitas vezes vira o Blinky McQuade, um carinha do submundo. Quando está com esse alter-ego ele consegue se infiltrar no meio das gangues e descobrir suas intenções.
Porém, Richard não tem seus disfarces como totalmente secretos. Seus assistentes Jackson (Richard Fiske) e Ram Singh (Kenne Duncan), seu mordomo Jenkins (Don Douglas), e sua noiva Nita (Iris Meredith), conhecem suas “identidades secretas”.
E como você pode imaginar, a série segue aquele roteiro padrão de antigamente. Muitas brigas, sequestros e todo final de episódio um Cliffhanger “que parece impossível de ser resolvido”.
Curiosidades.
Em 1941 tivemos The Spider Returns. Com os atores Warren Hull e Kenne Duncan regressando para seus papéis.
A trama da série girava em torno de The Spider, um personagem das tão famosas revistinhas pulp. Sendo que esse foi o primeiro seriado a ser baseado em uma revista pulp de heróis.
Stan Lee disse que lia bastante essas revistas em sua infância. Ele gostou do nome do The Spider e se baseou apenas no nome para criação de seu herói. Afinal, um é cruel, já o outro é o amigo da vizinhança…
Leia mais curiosidades.