Pular para o conteúdo

A Floresta do Piano (Piano no Mori)

“O que falar dessa paisagem musical? Assistir, é ser tragado para um universo arquitetado pela sonoridade. Cada nota musical reverbera de tal forma, que traz à tona as lembranças profundas. O roteiro brinca com nossas emoções. Uma experiência imersiva. (AGOSTINHO, 2019).

Sinopse: A série conta a história de Shuhei Amamiya, transferido para a escola elemental Moriwaki e cheio de ambição e esperança quanto à sua nova vida. Mas ele não demora a ser pego pelos valentões da classe, e é desafiado a tocar um piano na floresta, onde encontra uma criança misteriosa chamada Kai Ichinose, que parece ser a única pessoa capaz de extrair algum som do piano quebrado. Sua habilidade a faz com que ganhe o respeito de Shuhei e de seu professor de música, o velho mestre pianista Sosuke Ajino. De início Kai não aceita aprimorar sua arte, mas depois de ouvir Sosuke tocando um pedaço de Chopin, que parece não saber tocar, ele cede.

A música, personagem principal da trama, constrói no telespectador todo um repertório amparado no gênero clássico do piano. O acesso a diferentes músicos, acordes, habilidade, e uma das características mais evidentes: Em alguns momentos a técnica não é a coisa mais importante, mas o quanto você se doa ao instrumento, ou seja, você pode ir além de reproduzir sons dos outros, poderá construir sua maneira de tocar, o “Seu Piano”.

A narrativa apresenta a seguinte questão: O quanto você se esforça para conseguir seus objetivos? Kai, um menino pobre, com uma relação familiar conturbada, sofrendo uma série de violências na vida, se sente bem quando simplesmente vai a floresta e toca piano. Sua única “válvula de escape” é a música, e através dela ele conhece o mundo, e se desliga de um ambiente opressivo. Inicialmente o personagem se depara com um mundo musical crítico, onde “tocar de ouvido”, não é o suficiente, você deve vir de escolas renomadas, caso contrário não terá futuro. Assim, Kai ignorando os obstáculos, inicia toda uma trajetória de aprendizado, tendo contato com outros pianistas, outros sons, outras vivências, com o desejo de criar o “Seu Piano”, seu modo de tocar.

A animação traz leveza, aguça os sentidos, propõe todo um imaginário, pois, ao escutar cada pianista, a opção de músicas, a força que exerce nas teclas, somos transportados para seu universo. Uma excelente pedida para quem curte música, e para quem não curte também (será que existem pessoas que não curtem música?).

Não deixe de conferir.

Releituras sobre Sherlock Holmes

Os 5 estágios do Luto e uma HQ chamada “Morre uma lenda”

Rio de Janeiro ou Gothan City?

Os ensinamentos que aprendemos ao ver (ou rever) Avatar: A Lenda de Aang

10 frases marcantes dos heróis

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube