Pular para o conteúdo

7 passagens tristes da vida de Eleanor (Livro Eleanor e Park)

Você que me acompanha, sabe que sou fã do livro Eleanor e Park. Sempre procurei trazer posts positivos do livro, mas hoje estou aqui para mostrar 7 momentos extremamente tristes que Eleanor passou. Alguns são apenas frases, mas ao ler o livro e imaginar tal situação, tudo fica pesado…

Então…

___

“Eleanor acordou no meio da noite. Richie pegara no sono na sala de estar, com a TV ligada. Ela nem respirou no caminho até o banheiro, e teve medo demais para dar a descarga.

___

“Eleanor tentava incomodar menos ainda. Treinava ficar nos cômodos sem deixar pistas de que se passara por eles. Jamais ligava a TV nem pedia para usar o telefone. Jamais pedia para repetir no jantar. Jamais pedia nada a Tammy e ao Sr. Hickman, e eles não tinham filhos adolescentes, então nunca lhes ocorria que ela pudesse precisar de alguma coisa. Para a felicidade de Eleanor, eles não sabiam em que dia ela fazia aniversário.”

___

“Acordou com gritos. Gritos de Richie. Eleanor não entendia o que ele dizia.
Por baixo da gritaria, o choro da mãe. Soava como se tivesse chorado por muito tempo. Devia ter perdido totalmente a cabeça para deixar que a ouvissem chorar daquele jeito.”

___

“A garota pegou suas roupas e adentrou com tudo na sala de estar, determinada a não fazer contato visual com Richie, caso ele estivesse ali. Ele estava (Aquele demônio. Aquele maldito.) A mãe permanecia em pé, em frente ao fogão, mais imóvel do que de costume. Não dava para não notar o hematoma que tinha no rosto. Nem o chupão embaixo do pescoço. (Que monstro, que monstro, que monstro.)”

___

“E havia o bom e velho menino dos olhos verdes.
A quem estava prestes, pelo visto, a contar toda a história de sua vida. Talvez no caminho para casa ela lhe contasse que não tinha telefone nem máquina de lavar roupa nem escova de dente.”

___

“Eleanor ignorou-o e ficou olhando pela janela. Não acreditava que tinha deixado que ele visse aquilo no livro. Uma coisa era permitir-lhe conhecer sua vida maluca aos poucos… Então tá, eu tenho um padrasto medonho, não tenho telefone e, às vezes, quando acaba o sabão de lavar louça, eu lavo o cabelo com xampu antipulgas…”

___

– Ele maltrata sua mãe?
Eleanor revirou os olhos e passou a manga de seu pijama na bochecha.
-Ô, se maltrata.
Park tomou sua mãos mais uma vez.
– E por que ela não vai embora?
Eleanor balançou a cabeça.
– Eu não acho que ela possa… Eu não acho que tenha sobrado o suficiente dela

___

Existem diversos outros momentos, não coloquei os do colégio, pois, na minha opinião, tudo que ocorre dentro da família tem uma consequência maior. Imagine sentir medo de puxar uma simples descarga, não ter escova de dentes e ver sua mãe apanhar… imagine… ah, e pensar que isso ocorre em tantos “lares”…

Não deixe de conferir. 

Frases e Trechos do livro “Eleanor e Park”

Eleanor & Park, siga em frente, mesmo sendo impossível

5 grandes filmes baseados em fatos reais

5 séries famosas que passaram na RedeTV

10 grandes dilemas da cultura pop