Pular para o conteúdo

Dragon Ball Super e um personagem reciclado

Texto de João Victor Trascastro.

Na última quinta (19), na San Diego Comic Con, foi revelado o primeiro trailer de “Dragon Ball Super: Broly”, filme animado que cria um novo arco para a história iniciada por Akira Toriyama em 1984 nas páginas do mangá.

De “Dragon Ball”, passando por “Dragon Ball Z” e chegando ao anime “Super”, Akira oscilou muito como roteirista, alternando tons, evoluindo alguns personagens, esquecendo outros, mas mantendo uma harmonia geral em sua obra. Já quando o assunto é Broly, a coisa muda de figura.

Todo anime de sucesso tem filmes animados feitos pra TV, com aval de seu criador, mas não fazem necessariamente parte do “cânone” da história, ou seja, existem apenas para entretenimento momentâneo e o que ocorre nesses especiais não é levado em consideração posteriormente. Broly entra nesse caso. O personagem não foi criado por Akira Toriyama, mas sim pelo departamento criativo da Toei Animation no auge de Dragon Ball Z na televisão japonesa…. É, mas ele estando no filme novo tudo isso que foi feito vale? Não só não vale, como sequer dá pra saber se manterá muita coisa do que conhecemos.

Akira foi esperto ao roteirizar esse novo filme escolhendo como plot a base de um personagem muito conhecido pela força bruta e pelos memes. Por não ter se envolvido diretamente em sua criação no passado, agora ele tem a chance e o prazer de recriar Broly, para a geração atual e para as anteriores que fizeram Dragon Ball ser o que é até hoje. Não sabemos quem é esse Broly, não sabemos como ele surgirá frente a frente com os nossos saiyajins tão venerados, não sabemos como tudo isso levará a franquia para o futuro. A dúvida é inquietante, esperamos que na estreia venha um sorriso no rosto.

“Dragon Ball Super: Broly” tem estreia marcada para dezembro deste ano no Japão e em janeiro de 2019 nos Estados Unidos. A Fox Film do Brasil já confirmou o lançamento por aqui, ainda sem data definida.

Não deixe de conferir. 

Ninguém pediu Han Solo. E daí?

O Superman e a DC que merecemos

Deveria ser obrigatório assistir Anos Incríveis

Na Natureza Selvagem mostra o que é felicidade

Quando encerrar um ciclo? Friends ensina