Pular para o conteúdo

Você se lembra da Vila do Tiririca?

A Rede Manchete marcou gerações, os sortudos que viveram essa época aproveitaram dos melhores e dos piores programas possíveis, como é o caso da “Vila do Tiririca“.

Chaves e sua turma tiveram um inegável sucesso, são décadas de reprises e alta audiência, a Rede Manchete pensou: “Que tal fazermos do Tiririca um Chaves?”.

Pois bem, ou melhor, nada bem.

Eles não tem dinheiro, vivem dando golpes e só aprontam confusão…

O ano foi o de 1997 e a emissora já não estava boa das pernas, foi quando resolveram dar um programa para Francisco Everardo Oliveira Silva, o famoso Tiririca.

A história envolveria muito humor pastelão, vizinhos loucos e histórias bem infantis. Com um orçamento irrisório (R$ 5 mil por episódio), o seriado não durou muito tempo e saiu do ar.

Mas quem assistiu vai se lembrar da Florentina, personagem que recebeu o nome da famosa música do Tiririca.
Ah, não podemos esquecer que existia a quebra da quarta parede em alguns episódios.

Infelizmente não temos muitos vídeos e informações, mas rodando por ai, encontrei o seguinte fato: “A história se passa em uma vila cheia de sobrados, onde Tiririca resolve construir um barraco para morar com a família, que não é exatamente fictícia. A mulher, o irmão, um cunhado, um compadre e até uma velha amiga fazem parte do elenco.

A turma tem ainda Toni de Abreu, de cinco anos, e até uma cachorra beagle, Piaçava. Com um figurino sujinho, o menino de olhos azuis e sem dentes na frente lembra o companheiro de Charles Chaplin no filme O garoto e deve comover o público infantil.

Mas o personagem que deve causar sensação é Florentina, interpretada por Tânia Moraes, a personificação da personagem da música que impulsionou a venda de 400 mil cópias do primeiro CD de Tiririca. A personagem é a moradora mais ilustre da Vila do Tiririca. “Ela será uma espécie de síndica da vila”, conta Tânia. A atriz estava fora da tevê há seis anos desde que deixou o programa Viva a noite, no SBT e não titubeou na hora de aceitar o convite da Manchete.

O interesse repentino da emissora em fazer um programa infantil com Tiririca surgiu por acaso. O cantor participou do Uma história de sucesso, que conta a carreira de artistas, e atingiu a melhor audiência programa: 12 pontos. A Manchete resolveu acreditar no projeto. “Só temos de ter paciência, porque é uma turma de circo e não tem vivência na tevê”, ressalva o diretor Ruy, que se disse surpreso com a naturalidade de Tiririca nas primeiras gravações. “Ele improvisa muito bem”, elogia.