Pular para o conteúdo

Marvel e DC, qual a razão dessa diferença abissal nos cinemas?

Antes de tudo. Dói saber que a DC não chega aos pés da Marvel (no cinema). Dói mesmo, não por querer que eles fossem melhores, mas por querer filmes melhores. Como fã de quadrinhos eu merecia algo melhor.

E não, não tenho preferência por essa ou por aquela.

Se bem que, pensando bem, os meus dois filmes de heróis preferidos são da DC, mas estou de peito aberto para mudar isso e inserir Guerra Infinita.

Mas vamos ao que interessa. Sabe qual a razão da DC ser uma criancinha perto da Marvel?

A resposta é óbvia.
Planejamento.

Sim, a Marvel levou 10 anos para, finalmente, colocar seu projeto mega ambicioso em cena.

Foram cerca de 20 filmes, alguns com personagens conhecidos, outros com personagens lado B. O projeto que começou lá em 2008 com o filme do Homem de Ferro foi expandindo, junto com Tony Stark foram vindo outros heróis. Então lá vem o Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra… personagens desacreditados fizeram sucesso. Afinal, quem conhecia Homem Formiga e Guardiões da Galáxia?

O planejamento foi sendo seguido com afinco e, pasmem, Doutor Estranho, um personagem totalmente obscuro para o não leitor de quadrinhos, corre o risco de ter mais bilheteria do que a Liga da Justiça.

Bilheteria de Doutor Estranho: US$ 669 milhões. Fonte: Omelete

Bilheteria da Liga segundo a Forbes: US$ 505 milhões

Novamente, você sabe qual a razão disso?
Planejamento, meu filho. 

Tudo foi se interligando, com mais erros do que acertos, e mesmo quando os erros vieram, eles foram firmes e seguiram com o projeto. Ao contrário da Warner/DC que com o primeiro vento decidiu mudar tudo.

A Liga da Justiça tinha que bater fácil a casa de um bilhão de dólares, eles tinham que ser, no mínimo, iguais aos Vingadores. E não é questão de gostar mais de uma ou de outra. É questão de personagem. É impossível você não conhecer a Liga da Justiça. Mas conheço gente que nunca tinha ouvido falar de um tal de Vingadores.

Esse tal de Vingadores chegou em 2012 trazendo algo novo, a junção de um universo. Foi algo mágico ver todos reunidos. A DC, vendo o sucesso do arqui rival decidiu se apressar e entrar no jogo. Três filmes e bum, tome um filme da Liga da Justiça picotado. Sim, sua versão original era para ter mais de três horas, mas a Warner, novamente ficou com medo de algum fracasso, e mais uma vez fracassou.

Sabe aquela questão do medo de perder não deixar você ganhar, então… parece que o filme não vai conseguir bater a marca de 700 milhões de dólares. Um verdadeiro fracasso para um filme que tem os maiores heróis do mundo.

A Warner não merece a DC. Nós merecemos a Marvel. 

Se você é uma daquelas pessoas que não aceita o fato da Marvel ser melhor e continua defendendo a Warner/DC, vou traduzir com um simples dado.

O trailer da Guerra Infinita estreou dia 29/11/2017, hoje é dia 01/12/2017 e olhe a diferença de views de um trailer que tem três dias, para um trailer que estreou começo do ano.

10 anos são não 10 dias. 10 anos é um projeto de longo prazo. Que parecia utópico, mas que ao percorrer todo esse caminho provou mais uma vez que planejamento é tudo na vida.

Duvido que você tenha assistido ao trailer da Liga com a mesma emoção do que o dos Vingadores. Duvido que você não tenha sentido ao menos um arrepio ao ver todos juntos, ou ao ver esse cara aparecendo…

Sim, meu amigo. A Marvel é gente grande nessa arte de transpor os quadrinhos para as telonas. A DC, infelizmente, não.

Tudo bem, tudo bem, eles tem tempo para se recuperar, enquanto isso vamos aguardar abril, afinal, o que são 5 meses para quem já esperou 10 anos?

Não deixe de conferir.