Pular para o conteúdo

Dinamite, o Bionicão

E lá vamos nós para mais um desenho do estúdio Hanna-Barbera.

Sério, esse estúdio foi a melhor invenção do ser humano.

Ele enfrenta o terror, sem sentir pavor!

Mas vamos ao que interessa, “Dynomutt, Dog Wonder”, também conhecido como “Dinamite, o Bionicão”.

Tudo começou no ano de 1976, quando Joe Ruby e Ken Spears criaram o programa dessa dupla de heróis. Sim, temos o herói e seu ajudante aqui. Radley Crown é o herói, Dinamite, o ajudante.

Quem são eles?

Uma espécie de paródia de Batman e Robin.

É sério. Radley Crown é o milionário que tem uma Bat-Caverna, não, pera, uma Falco-Caverna. Toda vez que seu Falco-Sinal denunciava um crime, ele pegava seu Falco-Móvel, deixava a identidade de Radley de lado, assumia o nome de Falcão Azul e rumava junto com seu cão biônico (Bionicão) para resolver algum problema.

Sua cidade de atuação é Big City (Cidadópolis, na tradução BR) e eles atuam contra os mais diversos criminosos…

Esses eram alguns dos vilões.

Mas, como toda paródia, tínhamos que ter algum alívio cômico. Aqui não poderia ser outro se não o Bionicão. Toda vez que Falcão Azul prendia alguém, ele sem querer querendo atrapalhava. Mas o cãozinho não é totalmente inútil, ele tem vários equipamentos eletrônicos que usa para “ajudar” o Falcão, e seus membros são alongáveis.

O traço do Bionicão lembrava o do Scooby-Doo, aliás, os dois chegaram até dividir horário pela rede ABC, tendo alguns crossovers. Mas depois tomaram caminhos diferentes.

No Brasil os dois cachorros ganharam a voz do inigualável Orlando Drummond, fazendo com que a comparação entre eles fosse inevitável.

O desenho caiu no gosto da criançada e até história em quadrinhos virou. No Brasil foi publicada pela Editora Abril Jovem e pela RGE, em meados dos anos 80.

Cada episódio tinha em média 21 minutos.

Não deixe de conferir

Eek! The Cat

Olho Vivo e Faro Fino

Bibo Pai e Bobi Filho

Arrume Tudo e Pare com Isso

Coragem, o Cão Covarde

Na imagem você vê Radley, Bionicão e o poderoso vilão: Minhoca

Marcações: