Pular para o conteúdo

Blacksad é uma das melhores coisas feitas nos últimos anos

Todo leitor gosta de encontrar alguma obra que lhe cause profunda imersão.

No meu caso, toda obra que me fascina, sugo até sua última gota. E não importa se é filme de romance ou ficção, quadrinho ou livro.

Recentemente tive o prazer de me encontrar com John Blacksad. Confesso que foi um encontro despretensioso, ele estava parado em seu canto, quieto. Mas eu vi aquele ser antropomórfico e pensei, por que não?

Confesso que esse foi um daqueles momentos que desejei que tivesse acontecido antes. 

Para quem não teve o prazer de encontrar com esse detetive, recomendo que leia os posts…

Você conhece John Blacksad?

Blacksad não é um simples quadrinho

Pois bem, já rasguei elogios quanto ao enredo e a arte de sua primeira história (Algum Lugar em Meio às Sombras), mas ao ler o segundo volume (Nação Ártica) eu simplesmente recebi um soco no estômago.

A história me deixou completamente sem ar, tecer elogios é chover no molhado. Mas é necessário falar sobre o tema desse volume.

Blacksad investiga o desaparecimento de uma garotinha. Para isso ele entra em contato com a mãe da menina, que não lhe passa as devidas informações. Ao tentar obter mais detalhes sobre os acontecimentos, o detetive se vê em local de corrupção extrema, que envolve igrejas e grupos extremistas.

O contexto é pesado, e a fala sobre o racismo nos enoja. Mas que fique claro, o enredo não é daqueles que “apenas fala sobre racismo”, ele cria um contexto de traição, luxúria, mentira e inveja que deixa qualquer um pasmo com as reviravoltas causadas.

Nunca tive problemas para escrever sobre algum tema. Eu simplesmente sento em frente ao meu computador, e as palavras surgem, como em um passe de mágica. Mas, sinceramente, não consigo expressar com palavras o contexto de Blacksad.

Não consigo expressar o nível de sua qualidade.

Não consigo expressar o quanto me fascinou esse universo.

Se tivesse que falar mais alguma coisa, só poderia dizer que Blacksad é uma das melhores coisas feitas nos últimos tempos, simples assim.