Pular para o conteúdo

4 excelentes livros sobre empreendedorismo e vida pessoal

Empreendedorismo é uma palavra que está na moda. Coach de Facebook é o que não falta, livros sobre o assunto então… por isso devemos filtrar muito bem o que ler. Hoje separei 4 obras de pessoas que realmente fizeram algo.

Separei apenas uma obra estrangeira.

Vamos começar falando de Steve Jobs. Mais precisamente de “Steve Jobs – O Estilo De Liderança Para Uma Nova Geração“. Todos conhecem sua biografia, mas nessa obra quem fala do fundador da Apple é Jay Elliot (ex-vice-presidente da Apple).

No livro ele cita várias conversas com Jobs, fala das disputas e divergências que ele teve dentro de sua própria empresa, além de mostrar o modo com que Steve Jobs gerenciava sua organização, com todos os erros e acertos.

Para Steve, nada é desperdiçado, nada é desnecessário. Não acontece por meio do apinhamento, mas, sim, mediante a criatividade e inovação, com uma busca incansável pela perfeição”.

___

Que Jobs é referência para uma geração, não há dúvida, mas vamos focar em obras nacionais. Sim, no Brasil existem excelentes empreendedores.

Lair Ribeiro escreveu: “O Sucesso Não Ocorre por Acaso“, o livro em si é mais para conhecimento pessoal, para “saber” como se tornar uma pessoa melhor.

O profissional que está ganhando três vezes mais do que o outro não está correndo ou fazendo três vezes mais (…) A diferença é mínima, mas é essa “diferença” que faz a diferença”.

E se você não conhece Lair Ribeiro, aqui está uma breve biografia: O professor Dr. Lair Ribeiro é médico cardiologista e nutrólogo. Autor de 37 livros (15 best sellers). Vinte e seis deles são traduzidos para outros idiomas e estão disponíveis em mais de 40 países. É autor ainda de mais de 100 trabalhos científicos, publicados em revistas médicas americanas indexadas.
Viveu 17 anos nos Estados Unidos e trabalhou em três universidades locais – Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Além disso, foi diretor médico da Merck Sharp & Dohme e diretor executivo, chegando à vice-presidência, da Ciba Corporation (hoje Novartis). Fonte: Academia Lair Ribeiro.

Fique com outro trecho desse maravilhoso livro:

Quando o paradigma muda, as possibilidades se multiplicam. O problema é que as pessoas vivem de acordo com paradigmas, mas não sabem que eles existem. É como um peixe dentro d’água (…). Só percebe que vive dentro d’água quando o tiram dela.
Se o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você pensa que é um prego”.

___

Outro livro que te ajudará ser forte mentalmente é o escrito por Abilio Diniz.

Abilio Diniz ajudou na construção do Grupo Pão de Açúcar, saiu do “0” para conquistar tudo e mais um pouco, praticou diversos esportes e até sequestrado ele foi. Nesse livro ele relata tudo, conta seus hábitos, fala de suas derrotas e vitórias.

Excelente para quem deseja saber um pouquinho sobre como é a mentalidade de um campeão.

Viva tranquilo. A idade não é o problema. O importante é buscarmos a felicidade e lutarmos sempre por ela”.

___

Para fechar, é hora de falarmos de Flávio Augusto da Silva. Nome mais brasileiro impossível. Flávio é de origem humilde, ficava cerca de 4 horas por dia dentro de um ônibus para conseguir trabalhar, vindo da favela do Rio de Janeiro ele conquistou o mundo.

Flávio é direto, não fica floreando, ele fala o que tem que ser feito. Esse sim é um livro para quem deseja ser empreendedor, com charges que te fazem pensar…

… e textos instigantes, ele te acorda para vida real e mostra que o impossível é possível, mesmo sendo extremamente difícil.

Para quem quiser saber sua história acesse: Geração de Valor.

Não deixe de conferir.

5 trechos do livro 1984 que fala da classe proletária.

5 excelentes livros para quem não conhece Charles Bukowski.

5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa.

Leia outras listas.

Ah, não deixe de comentar qual foi o livro que lhe ajudou ser uma pessoa melhor.