Pular para o conteúdo

Quanto tempo demorou para sair o primeiro livro após o naufrágio do Titanic?

Já deu para notar que meu fascínio pelo Titanic é gigantesco. Já falamos sobre Titan, a premonição do Titanic, post esse que detalha um livro escrito por Morgan Robertson, onde mostra Titan, um transatlântico, que afundou no Atlântico Norte, logo após colidir com um iceberg, o navio do livro era considerado insubmergível, assim como o da vida real. (Para saber mais clique aqui)

Outro dia mostramos o primeiro curta metragem feito após o naufrágio. Curta esse que foi protagonizado por uma das sobreviventes (clique aqui para saber mais).

Dorothy em uma foto promocional para o filme, apontando para onde o desastre ocorreu. (The Moving Picture News, 4 de maio de 1912).

Pois bem, hoje é dia de falarmos sobre o primeiro livro escrito após o naufrágio.

Antes, vamos voltar um pouco no tempo. O ano é 1911, e o jornalista Alexander Bell Filson Young foi até Belfast fazer uma visita para o até então, em construção, Titanic.

Um ano se passou e ocorreu uma das maiores tragédias marítimas do mundo. Então Young resolveu relatar o acontecimento em um livro intitulado “Titanic”, para espanto de todos ele acabou escrevendo essa obra em apenas 37 dias.

As capas do livro são muitas, assim como as informações desconexas sobre os dados técnicos do mesmo.

Mas deu para apurar que no começo da década de 30 ele tentou fazer uma dramatização para TV, baseada em seu livro (óbvio), mas os familiares das vítimas protestaram e a ideia foi arquivada.

Nesse site (Richardd Norton) tem uma biografia do autor.

29 dias foi o que demorou para estrear o primeiro curta.
37 dias foi o que demorou para estrear o primeiro livro.

Leia mais curiosidades.