Pular para o conteúdo

Qual foi o primeiro longa-metragem de animação do mundo?

Já apresentamos o primeiro curta da história e o primeiro longa-metragem. Hoje é dia de vermos qual foi o primeiro longa de animação do mundo.

Tudo começou no ano de 1917. Uma animação que tinha doses de comédia e drama foi produzido pelo argentino Quirino Cristiani.

Com cerca de 70 minutos, o filme intitulado “El apóstol” ironizava o então presidente argentino da época, Hipólito Yrigoyen.

Infelizmente não existem cópias do longa. Só algumas imagens ainda se encontram pela internet. Tudo foi perdido no ano de 1926, em um incêndio.

Quirino Cristiani se destacou na sua época, não apenas por lançar o primeiro filme animado do mundo, mas também por fazer o primeiro longa-metragem de animação sonorizado. Essa proeza ele realizou em 1931 com o filme “Peludópolis“. E, novamente, o longa se trata de uma crítica politica ao presidente Hipólito Yrigoyen.

Aliás, duas coisas em comum existem entre os dois filmes. Primeiro é a crítica política. Segundo fica por conta de que os dois foram perdidos com o tempo, restando apenas imagens.

Em tempo: além de diretor e animador, Quirino foi cartunista.

Leia mais curiosidades.