Pular para o conteúdo

Qual foi primeiro longa-metragem da história?

Histórias, nossas histórias…

Bom, já falamos aqui no site que o “primeiro filme” do mundo teve cerca de um minuto e foi produzido pelos irmãos Auguste Lumière e Louis Lumière (clique aqui para saber mais).

Mas qual foi o primeiro longa-metragem produzido?

Os irmãos Lumière deram start no game no ano de 1895. Não muito tempo depois (1906), The Story of Kelly Gang estava sendo lançado.

O diretor e roteirista Charles Tait contou em seu longa a história do criminoso australiano Ned Kelly. Que virou lenda na Austrália do século XIX, onde qualquer delito já era posto sobre seus ombros.

Curiosidades do longa.

Sua data de estreia foi: 26 de Dezembro de 1906.

As gravações ocorreram em Melbourne (Austrália).

O longa foi perdido. Depois de algum tempo conseguiram que  20 minutos fossem recuperados e digitalizados (você pode assistir clicando aqui)

O personagem foi tema de diversos filmes e livros, e iremos destacar dois longas. O primeiro foi As Aventuras de Ned Kelly (1993), onde o filme parte para um lado mais cômico. E a outra versão foi Ned Kelly (2003), sendo que quem interpretou o personagem principal foi o nosso amado Corin… ops, nosso amado Heath Ledger.

Em tempo: se você não conhece Ned Kelly, recomendo uma pesquisa abrangente sobre quem é esse lendário fora-da-lei australiano.

Leia mais curiosidades.