Pular para o conteúdo

Manda Chuva (Top Cat)

Chegou! O Manda Chuva, o tal, é…

…o chefe, o maioral ♪♩♪♩

Criação.

Inesquecível, esse é o Manda Chuva. Um dos gatos mais famosos do estúdio Hanna Barbera.

A história foi escrita entre 1961 e 1962. Contando com apenas uma temporada, o show teve 30 episódios, cada um deles tinha em média 25 minutos. Sua exibição ficou por conta da emissora ABC.

O desenho foi inspirado em The Phil Silvers Show (1955-1959), uma série que mostrava um sargento (Ernie Bilko) tentando armar alguns golpes para obter dinheiro fácil.

Enredo e Personagens. 

Manda Chuva é o líder da gangue Gatos de Rua.

Seus integrantes são: Batatinha, o mais baixinho, sempre dá um jeito de se enfiar em alguma enrascada. É o “tesoureiro” da turma.
Bacana se acha o galã.
Espeto usa um cachecol preto, tem um sotaque parecido com a galera do norte do país.
Gênio é o gato de fala mansa, quase morta, é bem burrinho.
Chu-Chu é o cor-de-rosa, ele é o mais alto dos gatos.

Manda Chuva mora em uma lata de lixo. Tenta tirar vantagem de toda situação que envolve dinheiro. Apesar de suas tramoias ele tem um bom coração.

Como antagonista temos o Guarda Belo, ele sempre tenta expulsar a gangue do bairro, mas nunca obtém sucesso.

Normalmente os episódios mostram o Manda Chuva e sua turma tentando ganhar dinheiro de algum jeito fácil. O líder da trupe tem um telefone devidamente instalado em um post. Mas na realidade o telefone é do Guarda Belo, Manda Chuva que se intromete e atende as ligações da polícia. 

Curiosidades.

Em 1988 foi produzido o longa “Manda Chuva em Beverly Hills”. Na trama o gato e sua turma ajudavam uma moça reinvidar sua herança.

Alberto Mar foi quem dirigiu “Manda-Chuva – O Filme (2011)”.

Sinopse: Nova York. Manda-Chuva leva uma vida pacata ao lado dos companheiros Batatatinha, Chuchu, Espeto e Bacana. Só que a cidade está passando por uma onda de crimes, coordenados por um vilão poderoso que usa recursos tecnológicos de ponta. A situação faz com que o guarda Belo fique preocupado, já que seu chefe quer resultados imediatos na luta contra o crime. Até que um homem surge com a proposta de usar robôs para proteger a cidade, o que acabaria de uma vez por todas com a paz e tranquilidade da vida de malandro de Manda-Chuva e amigos.

No desenho “Zé Colmeia e os Caça-Tesouros”, Manda Chuva é o responsável por revelar pistas na caça ao tesouro.

Muttley e Dick Vigarista não poderiam faltar no desenho =)

Manda-Chuva foi dublado por Lima Duarte que também deu voz ao Espeto.

Leia mais sobre outros desenhos.

Marcações: