Pular para o conteúdo

The Spider’s Web, o seriado que inspirou o nome do Homem-Aranha

Hoje é dia de mostrarmos uma série que inspirou o Stan Lee na criação do nome para o Spider-Man, em 1962.

Mas vamos voltar no tempo. The Spider’s Web estreou no ano de 1938. Misturando os gêneros de ação com o policial, a série dirigida por James W. Horne e Ray Taylor contou com 15 episódios.

O seriado produzido pela Columbia Pictures foi distribuído nos cinemas. Um episódio por semana. Assim como Batman (1943) e Capitão Marvel (1941).

Enredo. 

The Octopus, não, não é o Doutor Octopus, vilão do Spider-Man, mas sim o The Octopus, vilão do The Spider’s. É um criminoso mascarado. Ele vem causando grande espanto espalhando uma onda de terror. Primeiro ameaçou o sistema de transporte, depois as indústrias, exigindo que os donos ferroviários e os líderes das indústrias, pagassem tributos para ele.

The Octopus e Doutor Octopus

Richard Wentworth (Warren Hull) é um criminologista amigo dos policiais. Mas, secretamente, ele também é o The Spider. Um vigilante mascarado que fará de tudo para vencer OctopusRichard é tranquilo como “cidadão comum”. Mas como Spider ele é, em alguns momentos, cruel.

Engana-se se você pensa que Richard só tem esse disfarce. Ele muitas vezes vira o Blinky McQuade, um carinha do submundo. Quando está com esse alter-ego ele consegue se infiltrar no meio das gangues e descobrir suas intenções.

Porém, Richard não tem seus disfarces como totalmente secretos. Seus assistentes Jackson (Richard Fiske) e Ram Singh (Kenne Duncan), seu mordomo Jenkins (Don Douglas), e sua noiva Nita (Iris Meredith), conhecem suas “identidades secretas”.

E como você pode imaginar, a série segue aquele roteiro padrão de antigamente. Muitas brigas, sequestros e todo final de episódio um Cliffhanger “que parece impossível de ser resolvido”.

Curiosidades.

Em 1941 tivemos The Spider Returns. Com os atores Warren Hull e Kenne Duncan regressando para seus papéis.

A trama da série girava em torno de The Spider, um personagem das tão famosas revistinhas pulp. Sendo que esse foi o primeiro seriado a ser baseado em uma revista pulp de heróis.

Revistas Pulp do The Spider.

Stan Lee disse que lia bastante essas revistas em sua infância. Ele gostou do nome do The Spider e se baseou apenas no nome para criação de seu herói. Afinal, um é cruel, já o outro é o amigo da vizinhança…

Leia mais curiosidades.

Marcações: