Pular para o conteúdo

Qual foi o primeiro filme de super-herói?

Filmes de heróis. Você pode até não gostar, mas tem que admitir, hoje em dia esse tema vem arrecadando milhões em todo mundo.

Só que nem sempre foi assim. Existiu uma era que as produções ainda engatinhavam…

Então, você sabe quando surgiu o primeiro filme desse gênero?

Vamos voltar no tempo. No ano de 1919, Johnston McCulley criou o personagem Zorro. O herói estreou na história “The Curse of Capistrano” (A Maldição de Capistrano), que foi dividida em cinco partes.

Nesse período as histórias em quadrinhos ainda não apresentavam o conceito de super-herói. Mas o diretor Fred Niblo, em conjunto com a Douglas Fairbanks e com a distribuidora United Artist (que era dirigida por Douglas Fairbanks, Mary Pickford, D. W. Griffith e Charlie Chaplin) resolveram “apostar” no herói que, até então, era desconhecido.

Na história tínhamos Don Diego Vega (Douglas Fairbanks). Filho de Don Alejandro (Sidney De Gray), um rancheiro rico. Don Diego vendo os maus tratos que os presos e pobres sofriam pelo governo coloquial (história se passa na antiga Califórnia espanhola), se veste como “Zorro“. Sua máscara, capa, espada e coragem são seus instrumentos para combater as injustiças aos menos favorecidos.

O Zorro luta contra o tirano Capitão Ramon (Robert McKim), e quando está sem a capa, luta pelo amor de Lolita (Marguerite De La Motte), contra o mesmo Ramon.

Você pode conferir mais fotos no IMBD.

Leia outras curiosidades.