Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Leonardo Gondim

Sempre estamos buscando diversificar as entrevistas do site. Youtubers, quadrinistas, apresentadores, dubladores… enfim, está relacionado com cultura pop? Nós buscamos.

Hoje traremos um desenhista que não trabalha em terras tupiniquins, seu ganha pão vem das microeditoras norte-americanas. Com você: Leonardo Gondim.

1 – Leonardo. Como começou sua carreira nos desenhos?

Bom, começou em 2009 fazendo alguns poucos commission, no qual eu nunca fui pago, mas fiz mesmo assim. Fui fazendo mais e mais até que um dia chegou minha primeira edição (2013 para ZZZ Comics, quadrinho de conteúdo adulto).

2 – Como as pessoas reagem ao saber que você começou trabalhando com quadrinhos adultos?

Não tive nenhum tipo de rejeição entre os criadores de quadrinhos americanos. Foi muito tranquilo, lá muitos deles sabem que esse conteúdo é comum.

3 – E como funciona esse mercado? Os quadrinhos são bem vendidos? 

Tudo é muito semelhante a uma grande editora, o artista envia seu portfólio por Email. Então a editora retorna querendo saber mais sobre você, como são seus preços, forma de recebimento, enfim, um processo de negociação se inicia.

E em relação as vendas, sim, vende bem.

4 – Sabemos que o mercado americano conta com muitas microeditoras. O suporte oferecido é bom? E como é o trabalho dentro desses locais?

Sem duvida, não dá para reclamar. O tratamento pela maioria dos criadores é, no geral, muito bom. Claro, um ou outro é um pouco chato, mas isso é exceção, muitos deles tem condições de lhe oferecer edições mensais, mas tudo depende do artista, de como ele gerecia seu tempo de trabalho.

___

Earthing

Alguns trabalhos do artista: ShadowFlame e The Mighty Titan (Red Anvil Comics) | Black Crescent (Crescent Comics) | Jihad (Crescent Comics) | Mustafa Khan (crescent Comics) | Youg Mustafa Khan (Crescent Comics) | Sniper and Rock (Beta 3) | Argo 5 (Argo Comics) | Outlanders (Advent Comics) | Blood N’ Bullets (Projeto Independente) | Grond (MidCity Comics)

Atualmente o artista está trabalhando na Argo Comics (Argo 5).

___

5 – Você acha que esse é o maior diferencial entre o mercado americano e o mercado brasileiro? Já que aqui nós temos pouquíssimas editoras e os artistas independentes acabam tendo que recorrer aos financiamentos coletivos…

Eu vejo que aqui no Brasil nós ainda não temos os quadrinhos como um hábito de consumo, dizer que os brasileiros não leem é uma bobagem sem tamanho, sim, lemos. Podemos dizer que até demais, mas o que se lê muito entre os adolescentes são aquelas literaturas cujo o autor é tão jovem e inculto quanto ele, o problema esta na preferência das literaturas. Temos muitos artistas criadores de quadrinhos, mas não temos público suficiente para demandar nosso tempo integralmente ao Brasil.

6 – Qual foi o seu melhor trabalho?

Difícil dizer qual foi o melhor, mas posso dizer que Blood n’ Bullets foi e ainda está sendo um dos meus favoritos. Argo 5 também é uma história muito boa de se fazer, enfim, não dá para classificar entre elas qual é a melhor.

7 – Você tem alguma meta dentro dos quadrinhos? E aproveitando, tem algum projeto em mente?

Sim, minha meta profissional é chegar a uma grande editora e fazer um título importante como: Liga da Justiça ou Batman. Chegarei lá, tudo é uma questão de trabalho, muito trabalho.

Tenho um projeto chamado The Conservatives. E o legal da história é que uma das personagens é minha mulher. O vilão é uma espécie de governo mundial, ele pretende moldar valores, costumes, enfim, impor uma ditadura. Mas uma ditadura da psique. Onde o plano global é inserir a perversidade, morticínios e todo o tipo de desgraça humana.

Também tenho idéias de personagem, alguns concepts, história e roteiro nada muito pronto, mas irá ficar para um futuro, digo até que distante, agora seria um tiro no escuro começar tal projeto.

8 – Para finalizar. Quem é Leonardo Gondim?

Bom, eu sou alguém que está nos quadrinhos por uma livre e pensada decisão, muito determinado em alcançar meus objetivo, e feliz por conseguir manter minha família com o meu trabalho.

Leonardo. Foi um prazer poder falar com você. Desejamos que conquiste todos os seus objetivos. E agora o espaço é seu, deixe seus contatos e se quiser falar alguma coisa, a casa é sua. 

Email: leonartgondim@gmail.com | Fan PageDeviantart.

Quero dizer que vou estar a disposição daqueles que queiram tirar dúvidas sobre técnicas de quadrinhos, anatomia, dicas de mercado, enfim, se alguém tiver interesse de conhecer melhor meu trabalho.

Agradeço demais a você também. Obrigado por me dar esse espaço.

Leia outras Entrevistas.​