Pular para o conteúdo

Bomba Humana, mais um herói da extinta Quality Comics

Você conhece o Bomba Humana?

O herói foi criado por Paul Gustavson, sua primeira aparição foi em Police Comics #1 (Agosto de 1941). Na época o personagem fazia parte do roll de heróis da Quality Comics. Com a falência da editora o personagem acabou caindo nas mãos da DC Comics.

História.

Seu nome verdadeiro é Roy Lincoln, ele é um cientista. Um belo dia o rapaz estava trabalhando com seu pai em um químico explosivo chamado “27-QRX.” Alguns espiões invadiram o laboratório e mataram seu pai.

Roy pegou a cápsula que estava com o líquido dentro, mas ele tropeçou e acabou ingerindo o químico explosivo.

O resultado?

Ele morreu.

Não, mentira. Ele explodiu o laboratório e matou os bandidos.

Roy tem a habilidade de explodir qualquer objeto que toca. Mas só conseguia controlar o poder quando usava luvas especiais. Ele passou usar um traje de contenção. Assim evita algumas explosões acidentais.

Com o tempo ele conseguiu retirar o seu traje de contenção, mas as luvas ainda continuaram sendo necessárias.

No ano de 1946 ele ganhou um parceiro, “Hustace Throckmorton” era uma espécie de alívio cômico. Ele tinha os mesmos poderes do Bomba Humana, mas causava suas explosões com os pés.

Sabe como ele ganhou os poderes?

Recebeu uma transfusão de sangue do Roy. Posteriormente ele foi trocado por “Os Bombardeiros”, três jovens.

Quando o herói foi parar na DC, ele ficou um tempo sem ter nada publicado. Foi relançado na Liga da Justiça America #107 (Outubro, 1973), ele fazia parte dos Freedom Fighters, que estavam localizados na Terra-X, um mundo paralelo no qual a Alemanha Nazista ganhou a segunda guerra mundial.

Em suas primeiras aparições ele era membro dos Combatentes da Liberdade. Faleceu na Crise Infinita. Depois da reformulação dos Combatentes uma nova versão do personagem foi publicada.

Nessa nova versão ele se chamava Andy Franklin, um ex-cientista que foi pego por um explosão em Blüdhaven. A cidade virou um monte de escombros e Andy acabou sendo pego para testes militares…

… três edições se passam e ele se transforma no “novo” Bomba Humana.

Leia mais sobre outros personagens.