Pular para o conteúdo

Essa foi a melhor temporada de Better Call Saul…

… até aqui, pelo menos.

Chegamos ao fim da temporada mais consistente da série até agora. E no post anterior, perguntamos quem se levantaria da queda. A season finale respondeu parcialmente.

Jimmy ainda não conseguiu se decidir. Ele é bom? Ruim? Ou apenas uma pessoa que ainda não sabe o que quer?

Durante esses dez episódios tivemos oscilações de carácter do protagonista da série. Nesse último tivemos mais uma prova que o rapaz não se decidiu. Primeiro fez o que fez para conseguir seu acerto com a Sandpiper, depois, arrependido, “queimou” seu filme com todos os seus clientes idosos, tudo para não ver a Srª Landry sofrer.

Atitude digna de quem não sabe para qual lado correr. Jimmy clama por ajuda, mas ninguém percebe. Seu irmão Chuck, um dos principais responsáveis por seu comportamento mentiroso, afundou de vez. Primeiro ele foi cruel ao falar para seu irmão que não tinha sentimentos por ele.

Talvez sintoma de sua doença, que o levou para o buraco. Conhecendo Vince Gilligan como conhecemos, não vamos ver um “salvador” chegando para tirar Chuck do fogo. Acabou, ele foi embora com sua arrogância, prepotência e em plena decadência.

Kim começou repensar sua vida, depois do acidente ela desacelerou, alugou alguns filmes (sim, O Sol é Para Todos, de 1962, é incrível) e “deu um tempo”. Nossa aposta é que ela deixe a Mesa Verde com Howard, assuma os idosos de Jimmy e bata asas. Resta saber como Francesca volta para Jimmy.

Na outra série que temos dentro de Better Call Saul, Nacho vai conseguindo por seu plano em prática. O remédio falso finalmente “fez efeito” e o Salamanca vai vir de cadeiras de rodas na(s) próxima(s) temporada(s). O engraçado é que Gus fez de tudo para salvar seu futuro assassino.

Nacho é outro que provavelmente vai sair da série em breve. Com o Salamanca “fora de jogo” ele vai se afastar, ou ser descoberto e morto. Sim, digo em breve porque acredito fortemente que iremos ter no máximo mais duas temporadas.

Nelas vamos ver o início do império de Gus, a consolidação de sua parceria com Mike (personagem esquecido nesses últimos episódios). E finalmente, quando Kim abandonar Jimmy, Saul Goodman aparecerá.

Mas a grande questão fica sendo: Walter White e Jesse Pinkman vão dar as caras no show? Veremos como Saul virou Gene? (O sujeito pós Breaking Bad que virou gerente de padaria.)

Better Call Saul teve um salto de qualidade. A esperança é que a série se mantenha no mesmo ritmo e finalize a história que deu início a maior série de todos os tempos de forma como só Gilligan pode fazer, magistralmente.

Faça sua aposta. Ah, mas não se esqueça de ligar para um advogado incorruptível, sim: Atticus Finch.

Ps: Monty Python também é muito bom.

Leia mais sobre Better Call Saul.