Pular para o conteúdo

Filmes e séries que mostram a vida real

Programas que contam a vida como ela é, sou um grande fã desse “gênero inexistente”. Então resolvi separar 6 filmes/séries que mostram um pouco da vida real.

Vamos começar vendo uma produção nacional…

Entre Nós (2013).

Quando falamos em cinema nacional, logo pensamos em produções baratas e ruins, das quais muitas delas são aquelas comédias tipo besteirol, porém nosso cenário não é dos piores e, vez ou outra, vem algum filme para provar isso.

Entre Nós tem a direção de Paulo Morelli e seu filho Pedro Morelli. No longa temos a história de sete jovens cheios de sonhos que estão iniciando na arte de escrever livros, eles se reúnem em uma casa de campo, lá eles namoram, fumam, bebem, contam histórias e se divertem muito. Alguns dias passam e eles tem a ideia de escreverem cartas para si mesmos, com o intuito de abrirem dez anos depois para verem se seus sonhos se realizariam. Mas a vida não é tão fácil como parece…

Podemos dizer que o filme é surpreendente, esqueça finais felizes da ficção e concentre-se na vida real, nos desastres, na ambição do sucesso que faz melhores amigos virarem inimigos, nas traições, decepções e fracassos. Entre Nós é vida real. Pois eu duvido que você não conheça alguém que para alcançar o sucesso trapaceou…

___

Agora vamos ver um clássico da sessão da tarde: Conta Comigo (1986).

“Eu nunca mais tive amigos como os que eu tinha aos doze anos de idade”! – Gordie Lachance.

Gordie (Richard Dreyfuss) é um escritor de meia idade, na trama ele nos conta sobre si, uma criança que perdeu seu irmão e que é rejeitado pelos seus pais.

O longa foi baseado em um conto do famoso escritor de histórias de terror, Stephen King, o conto em questão se chama “O corpo”, e o filme só não teve esse nome por causa da música tema “Stand By Me”, de Ben E. King.

Um filme que mostra os medos e sonhos de quatro garotos, que venciam as tribulações da infância com a força da amizade. Conta Comigo é vida real. Pois eu duvido que você não teve os melhores amigos aos doze anos de idade.

___

Vamos viajar no tempo: Ladrões de Bicicletas (1948).

Ladrões de Bicicletas mostra a Itália depois da destruição da segunda guerra mundial, grande parte da população encontrava-se desempregada e qualquer possibilidade de ganhar dinheiro era bem vinda. Ricci (Lamberto Maggiorani) era um pai de família que estava lutando contra o desemprego, um belo dia ele conseguiu uma vaga para colar cartazes, a única exigência do patrão era que o rapaz possuísse uma bicicleta para fazer o serviço.

O mundo é bem cruel quando ele quer ser, em pouco mais de uma hora e meia de trama você irá sentir isso e, certamente, se emocionará, só que a situação não era difícil só na trama, por trás das câmeras também, os atores utilizados eram todos amadores. Ladrões de Bicicletas é vida real. Pois eu duvido que você não conheça alguém que passou por dificuldades financeiras.

___

E que tal vermos uma história sobre ex-namorados? – Blue Jay (2016).

Jim (Mark Duplass) e Amanda (Sarah Paulson) foram namorados há muito tempo. Por circunstâncias da vida eles se separaram e cada um foi para um lado. Décadas se passaram e eles se esbarraram sem querer. O primeiro contato visual foi daqueles bem tímidos, eles não se viam há tempos. Mas logo após o constrangimento inicial eles começaram conversar, relembrar o passado e falar sobre suas vidas atuais.

Blue Jay é vida real. Pois eu duvido que você não conheça alguém que perdeu o seu grande amor por circunstâncias da vida…

___

Agora vamos ver duas séries, começando de Anos Incríveis.

O adulto Kevin Arnold (Daniel Stern – narrador) relembra de seu tempo de adolescência (vivido por Fred Savage), que passou no final da década de 1960 e início de 1970. Da adolescência à vida adulta, com o melhor amigo Paul (Josh Saviano) e a namorada de tempos em tempos, Winnie (Danica McKellar), ele passa pelas tentativas e pelos traumas que fazem parte da vida de todo ser humano.

Pode falar o que for, mas a infância são os melhores anos de nossas vidas. Anos em que não temos maldade, malícia ou preconceito. Anos que andamos descalço, brigamos com nosso amigo e fazemos as pazes no minuto seguinte. “Anos” que são “Incríveis”.

Anos Incríveis é vida real. Pois eu duvido que você não se recorda com saudades do seu tempo de infância.

___

Vamos fechar falando de um série super conhecida e premiada, How I Met Your Mother.

Provavelmente você já ouviu falar da série em que Ted conta para seus filhos como conheceu a mãe deles. How I Met Your Mother é vida real. Pois eu duvido que você nunca brigou, se separou, voltou, mudou, casou, perdeu algum ente querido, riu, chorou… a vida é cheia de acontecimentos e surpresas e, é fato que pessoas vão ir e vir em sua jornada, algumas permaneceram por mais tempo, mas uma hora ou outra vocês perderam todo aquele contato, a série mostra tudo isso e mais um pouco.

___

Agora é com você, me diga quais obras também mostram a vida real.

Leia outras listas.