Pular para o conteúdo

Você conhece o Mortadelo e o Salaminho (Mortadelo y Filemón)?

Francisco Ibáñez foi o criador dessa dupla de heróis atrapalhados.

Mortadelo e Salaminho, como são conhecidos no Brasil, foram criados no ano de 1958. Eles são detetives da T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas), mas sempre estão metidos em confusão, tudo porque o Salaminho é azarado demais e o Mortadelo não é muito bom nos disfarces.

Na história os detetives muitas vezes tem que enfrentar outra organização, a S.O.G.R.A.

Com eles trabalham vários personagens. Temos o seu Vicente, que é o Superintendente da T.I.A. 

Também contamos com o Professor Bactério, ele cria grandes confusões quando seus inventos caem nas mãos erradas.

Não podemos esquecer da quase útil secretária Ofélia. Ela é um pouco obesa, é perdidamente apaixonada pelo Mortadelo. Ah, também tem a Irma, ela é outra funcionária (mas não aparece muito) da T.I.A., a moça de corpo bem torneado é grande causadora de ciúmes na Ofélia.

Sem contar as participações especiais…

Tarzan já deu as caras na história.

A história segue uma narrativa sempre muito parecida. Algum malfeitor surge, Vicente chama Mortadelo e Salaminho, os dois saem para achar o vilão. No percurso Salaminho vai tomar algumas pancadas e sofrer algumas quedas, Mortadelo vai tentar se disfarçar, mas não vai conseguir. O vilão vai parecer que está escapando, mas no final, por alguma cagada força do destino, eles conseguem prender o bandido.

Mortadelo e Salaminho fizeram sucesso em vários países, e o diretor Javier Fesser produziu dois longas, o primeiro foi em 2003…

…e o segundo longa saiu em 2016.

Leia mais sobre a vida de outros personagens.