Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Lancelott Martins (2ª Parte)

Na primeira parte da entrevista com o Lancelott nós vimos seus heróis (Exú, Sete Estrelas e Catalogador de Universos), também falamos sobre seu início no meio dos quadrinhos. Hoje vamos focar em um trabalho que vem sendo feito há mais de 10 anos. Pesquisas e mais pesquisas foram realizadas para que o Catálogo de Heróis Brasileiros pudesse ser lançado. Então venha descobrir tudo sobre esse livro que reúne os mais diversos heróis nacionais.

Mas antes, se você não leu a primeira parte da entrevista, não perca tempo: HQ’s Entrevista | Lancelott Martins. 

1 – Vamos falar sobre o Catálogo de Heróis Brasileiros. Explique para o público do que trata esse livro.

Bem, este é um trabalho que surgiu em 2006… Eu elaborei um blog denominado HQ Quadrinhos e nele eu comecei a falar de personagens brasileiros, criações nossas, “brazucas”… A concepção foi decorrente da grande dificuldade de encontrar realmente estas informações muito escassa na web e passei a pesquisar e condensar no blog uma espécie de “catálogo”… O projeto terminou por gerar um edição impressa, mais atualizada . O CATÁLOGO DE HERÓIS BRASILEIROS, é um projeto nosso (Lancelott Martins), existente há pelo menos 10 anos, refletindo o objetivo deste blog HQ Quadrinhos, que é mostrar as criações brasileiras, no gênero – herói/super-herói aos fãs e pesquisadores do Quadrinho Brasileiro.
Com esta edição impressa, tornamos realidade a versão digital que alcançou milhares de downloads no Brasil e fora daqui… O projeto impresso, prevê, inicialmente, uma coletânea de 10 volumes de 40 páginas cada um. Com artes exclusivas, feitas com os mais renomados artistas do cenário nacional, entre desenhistas e coloristas estão: Rom Freire, Zilson Costa, Adriano Felix, Ton Marx, Adriano Sapão, Mac DK, Miguel Rude, Bruno Lima, Daniel Vardi, Marco Santiago, Sergio Dan, entre outros.
A edição impressa tem o selo digital deste blog HQ Quadrinhos e a Editora Universo de Gil Mendes.

2 – Ao todo, quantos heróis você reuniu? E quanto tempo você levou para produzir essa obra?

Olha só… São tantos que nem lembro assim de cor… Mas como falei acima, já se vão 10 anos…

3 – Qual foi o personagem que mais te encantou? 

Não tenho assim uma preferência, mas os personagens surgidos na década de 60 no BUM dos heróis “shell”, e até mesmo “inspirados”, como Raio Negro, Golden Guitar, Fantar, Mylar, Hydroman, etc., são mais icônicos para mim…

4 – Com todo esse tempo de pesquisa, você sabe me dizer quais anos foram os mais produtivos no cenário de histórias em quadrinhos nacionais?

Foram vários episódios no cenário brasileiro… Mas vendeu-se muito quadrinho na década de 60 e 80, surgiram muitas editoras, todas com iniciativas pequenas mas que contribuíram fortemente para uma “cultura” brasileira no Quadrinho Nacional.

5 – Você está trabalhando em mais algum projeto?

Estou consolidando e centrado no Projeto Encontros e no Catálogo de Heróis Brasileiros, muito embora tenha outros em andamento, como HQs de EXÚ e Sete Estrelas…

6 –Para finalizar. Quem é Lancelott Martins?

Sou só um fã de quadrinhos brasileiro.

7 – Deixe seus contatos e locais onde os leitores poderão encontrar seus produtos.

Blog: HQ Quadrinhos e o Facebook do Catalogador.

Lancelott, o HQ’s com Café agradece imensamente o tempo que você disponibilizou para essa entrevista, se você deseja falar mais alguma coisa, essa é sua hora.

Bem, só agradecer o espaço e parabenizá-lo por oportunizar os autores independentes e assim também divulgar esta nossa cultura “quadrinística” que muitos teimam e dizer que não a temos…

Leia outras Entrevistas.