Pular para o conteúdo

Onde surgiu a expressão “sétima arte”?

Certamente você já ouviu falar que o cinema é a sétima arte. Mas qual é a razão desse nome?

Em 1912, o italiano Ricciotto Canudo, no “Manifesto das Sete Artes (“Manifeste des Sept Arts”), intitulou o cinema como a sétima arte. Mas qual a razão disso? E se o cinema é a sétima arte, quais seriam as outras?

Vamos começar pela segunda pergunta, as seis primeiras artes são: música, dança, artes plásticas, arquitetura, escultura e literatura. A sétima ficou com o cinema e a oitava com a fotografia.

Porém, vamos voltar mais no tempo, tudo começou em 1895, com os irmãos Lumière, eles “fizeram” a primeira sessão de cinema, no Grand Café, em Paris.

Canudo, que para Guido Aristarco, foi “o primeiro e verdadeiro iniciador da teoria cinematográfica” (ARISTARCO, 1961, p. 211), queria dizer que o cinema não era para massas, mas sim uma categoria das Belas Artes. Para Canudo, o cinema era uma junção de todas elas (música, pintura, escultura, arquitetura, poesia e dança), uma “arte total”, por isso sétima arte.

Apesar de ser criado em 1912, esse manifesto só foi publicado em 1923.

Com o tempo algumas outras artes foram ganhando posições. As bandas desenhadas, que são as famosas histórias em quadrinhos, ficam com o nono lugar. Em décimo temos os jogos vídeo-game e, por fim, em “último”, temos a arte digital.

Obs: As seis primeiras artes foram classificadas pelo alemão Georg Hegel.

Obs 2: Em alguns lugares você irá ver que o teatro é considerado uma das seis artes, mas na realidade a arquitetura entra na sua posição, pois, segundo esse manifesto, o teatro combina várias linguagens artísticas existentes.

Leia outras Curiosidades.