Pular para o conteúdo

Você sabe o que é Blaxploitations?

Blaxploitation ou Blacksploitation? Os dois jeitos estão certos, mas o que é isso?

Esse termo traduzido ficaria assim: black (“negro”) e explotaition (“exploração”).

“Blaxploitation” foi um movimento que ocorreu na década de 70. Ele emergiu nos Estados Unidos e, originalmente, foi feito para uma audiência negra, mas seu público logo ampliou-se e atingiu diversas raças.

O objetivo era que o cinema norte-americano desse atenção para os negros. Chega de ser coadjuvante, agora eles seriam os personagens principais. Por isso os filmes que eram “blaxploitation” eram todos feitos com negros. Atores, diretores e músicos (Isaac Hayes, James Brown, Quincy Jones, Barry Whitee, dentre outros).

Diversos atores ganharam destaques com esse gênero: Pam Grier que atuou em Coffy (1973), viria atuar com Quentin Tarantino em Jackie Brown (1977). Richard Roundtree atuou em Shaft (1973), Se7en – Os Sete Crimes Capitais (1995), George, o Rei da Floresta (1997) e diversas outras obras. Jim Kelly, que atuou em Black Belt Jones (Jones, o Faixa Preta), no ano de 1974, já tinha contracenado com Bruce Lee (Operação Dragão – 1973).

Se fossemos falar do modo mais direto possível: Blaxploitation foi uma manifestação que “obrigou” o cinema mundial notar os negros. Suas produções apareceram e desaparecem com a mesma velocidade. Porém seu feito ficará na história para sempre.

Fique com 5 Filmes Blaxploitation.

Blacula (1972) | Direção: William Crain.

Sinopse: O Conde Drácula morde o príncipe africano Manuwalde e o prende em um caixão. Séculos depois Manuwalde sai do caixão, com um novo nome (Blacula) e espalha um rastro de sangue e pânico na cidade. O vampiro encontra uma mulher chamada Tina, que é a reencarnação de sua falecida esposa, Luva

___

O Mágico Inesquecível (1978) | Direção: Sidney Lumet

Sinopse: Dorothy, uma tímida professora do Harlem de Nova York, (que é interpretada por Diana Ross), é magicamente transportada para a maravilhosa terra de Oz, uma versão mágica da Cidade de Nova York. Ela se torna amiga de um espantalho (Michael Jackson), um homem de lata (Nipsey Russell) e um leão covarde (Ted Ross). Juntos seguem pela Estrada dos Tijolos Amarelos até a Cidade das Esmeraldas para encontrarem o feiticeiro de Oz (Richard Pryor) que acreditam ser poderoso o bastante para levar Dorothy para casa de novo.

Isso mesmo, Michael Jackson era o espantalho dessa versão do Mágico de Oz.

___

Shaft (1971) | Direção: Gordon Parks (Esse foi um dos filmes mais populares do gênero)

Sinopse: O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros.

Se você tem dúvidas sobre a aceitação do filme…

___

Foxy Brown (1974) | Direção: Jack Hill.

Sinopse: Foxy Brown (Pam Grier) é uma sensual mulher negra, que busca vingança pelo assassinato do namorado, o agente policial Dalton Ford (Terry Carter). Infiltrado em uma quadrilha de traficantes e proxenetas, Ford fez cirurgia plástica depois que foi descoberto mas mesmo assim acabou denunciado e morto pelos bandidos. O informante foi o irmão de Foxy, o endividado e viciado Link Brown (Antonio Fargas).
Foxy resolve se infiltrar na quadrilha, fazendo-se passar por uma garota de programa. Depois de arruinar alguns negócios dos bandidos, eles a perseguem. Mas Foxy se mostra bastante esperta, determinada e violenta e não cessará sua vingança enquanto não destruir todos os inimigos.

___

Cleópatra Jones (1973) | Direção: Jack Starrett.

Sinopse: Uma sensual agente dos Estados Unidos, Cleópatra Jones (Tamara Dobson), opera no serviço de combate as drogas. Após supervisionar, na Turquia, a destruição de uma enorme plantação de papoulas, que seriam usadas para a fabricação de drogas que nas ruas valeriam US$ 30 milhões, Cleópatra enraivece “Mamãe” (Shelley Winters), uma conhecida traficante de drogas lésbica. Para se vingar de Cleópatra, Mamãe precisa que ela deixe a Turquia e volte para os Estados Unidos. Assim ela faz com que a polícia invada um centro de recuperação para viciados, administrado por Reuben Masters (Bernie Casey), que está envolvido com Cleópatra. Durante a batida a polícia acha droga com Jimmy Beekers (Jay Montgomery), um ex-viciado que afirma que a droga foi “plantada”, mas é preso. Este fato provoca o retorno de Cleópatra, como Mamãe já havia previsto, mas uma coisa é ela voltar aos Estados Unidos e outra bem diferente é Cleópatra ser morta pelos capangas de Mamãe.

___

Leia outras Curiosidades.

Leia outras Listas.