Pular para o conteúdo

Personagens Brasileiros | Jou Ventania

Hoje é dia de conhecer a história de mais um herói brasileiro.

Em 1989 Lincoln Nery começou rascunhar o super-herói, com o tempo sua história foi sendo desenvolvida e hoje sabemos que Augusto Oliveira  ganhou seus poderes ao ser escolhido por uma força mística, com isso ele serve como um equilíbrio entre as forças do bem e do mal. Também sabemos que o herói não é rico.

Augusto tem força sobre-humana e fator de regeneração avançado. Ele vigia à cidade de Venceleng, usa uma roupa militar adaptada e algumas crianças lhe deram o apelido de Jou Ventania.

Suas histórias misturam mangá com o quadrinho americano, mas nada melhor do que saber do próprio autor como foi a ideia de construção do personagem…

O Jou Ventania surgiu como um bonequinho de capa e boné quando eu era um guri de 6 anos, com o tempo à medida que fui crescendo, o personagem foi evoluindo, ganhando influência do Drácula e da mitologia dos vampiros, além de uma máscara baseada na do Superpatriota da Marvel, um personagem das histórias do Capitão América. Hoje acho que a série é um crossover do Drácula com Tropa de Elite”.

Arte de Paulo Fortes

O artista ainda falou que…

A saga na verdade foca em Augusto Oliveira, um homem beirando os 30 anos que se vê sem rumo na vida, e de repente recebe de uma figura espiritual uma missão: a de restabelecer o equilíbrio entre o bem e o mal.
A grande questão é de como Augusto conseguirá fazer isso, e o mistério é; se a missão veio a ele por mero acaso, ou tem algo a mais que nem ele sabe. A cada edição, o leitor fica sabendo mais um pouquinho. Não é apenas uma história de mocinho contra bandido, mas uma novela cheia de intrigas, triângulos amorosos e aventura. Acho que isso é o que mantém as pessoas interessadas nesse personagem”.

Leia nossa entrevista com o Lincoln Nery.

Bom, creio que deu para saber um pouco sobre esse herói, mas antes de finalizarmos, saiba que para que uma boa história seja contada, vilões tem que aparecer, então perguntamos quem eram os vilões de Jou

Na saga de Jou Ventania temos vários tipos de vilões. O chefão do crime Nariz de Aço, o político Dornelles, o fracassado desequilibrado Trapaça, as femme fatales Feiticeira e Bruna Amorim, e o principal; Enigma, cujo nome significa “lado obscuro”. Enigma é um mistura de Gaara do Naruto com Anton Chigurh de Os Fracos Não Tem Vez”.

Arte de Pedro Lucas

Gostou de saber sobre a história de mais um herói brasileiro? Então leia sobre outros Personagens Brasileiros.