Pular para o conteúdo

Papo Amarelo, o Herói Ecológico

Você conhece o Papo Amarelo? Um herói “ecológico”!

Ele foi criado por Moacir Torres na década de 90… ficou curioso? Então vem comigo que eu te conto a história inteira.

Origem.

Chico é paraense. Com 22 anos sua vida de policial florestal mudou drasticamente. Em um batida ele viu um amigo seu ser morto por caçadores de jacaré, o jovem com muita raiva acabou ferindo os bandidos com tiros, porém conseguiu socorrê-los e levá-los para o hospital, onde foram curados e presos.

Leia a Entrevista com Moacir Torres. 

Só que uma coisa tinha mudado dentro de Chico, ele não se conformava ver tanta gente atacando sua floresta e decidiu então proteger a fauna a flora e todos os ribeirinhos que dependiam da pesca na região. Foi assim que Chico começou a virar Papo Amarelo.

Moacir nos contou como surgiu a ideia de criação do personagem:

Isso aconteceu em 1990, vi uma matéria num desses jornais da época dizendo que vários animais da Amazônia estavam sendo dizimados pelos caçadores, e os mais procurado eram os Jacarés. Fiquei “P” da vida com essa notícia e logo pensei em fazer algo pra tentar conscientizar o povo sobre isso. Como escrevia e desenhava logo pensei em criar um herói pra ajudar nessa luta contra os caçadores e traficantes de animais e criei o Papo Amarelo. Um herói bem brasileiro e com a missão de ajudar a população ribeirinha da floresta bem como os animais. O nome Papo Amarelo é uma homenagem aquela espécie de Jacaré que na época estava sendo caçado por ter uma pele valiosa no mercado internacional”.


Quem é o Papo Amarelo?

Desenho: Júlio Maga

Papo Amarelo atua na região amazônica, mais precisamente em um vilarejo chamado Kakinã, ele é formado em artes marciais e inspirou-se nos heróis de sua infância. Para confeccionar suas roupas ele utilizou seus próprios recursos e fez uma roupa verde toda diferente para conseguir se camuflar.

Para defender a floresta ele não utiliza armas, apenas seus pés, mãos e sua inteligência, Papo Amarelo é muito inteligente, ele consegue descobrir esconderijos com as mínimas pistas, o que faz dele um excelente detetive.

Você sabia que nós contávamos com um herói ecológico? Não? Então venha descobrir a história de Outros Heróis e aproveite para saber mais sobre os Personagens Brasileiros