Pular para o conteúdo

Estou assistindo As Aventuras do Capitão Marvel

Já faz algum tempo que assistimos a série do Batman, de 1943. Agora começamos assistir “As Aventuras do Capitão Marvel”.

Em outro post iremos fazer um comparativo entre as séries. No momento iremos falar apenas dessa.

“As Aventuras do Capitão Marvel” é um seriado produzido em 1941 por John English e William Witney para a Republic Pictures, a série contou com doze episódios.

Na história vemos o jovem e destemido Billy Batson (Frank Coghlan, Jr.) ganhando seus poderes do mago Shazam. Dizendo o nome do mago ele consegue se transformar no Capitão Marvel (Tom Tyler), o herói ganha a missão de enfrentar o Escorpião.

O enredo mostra que o vilão irá conseguir seus poderes se reunir todas as lentes do “Escorpião Dourado”, essa estátua solta raios que destrói várias coisas e consegue transformar pedra em ouro. A grande missão do Capitão Marvel é não deixar que o Escorpião consiga executar seu plano.

Vamos considerar alguns pontos, a série foi produzida em 1941, então não espere grandes efeitos visuais ou especiais, a grana era pouca e a tecnologia mínima. Os efeitos de voo eram produzidos com um papel machê, o boneco era impulsionado por cordas e deslizava de um lado para o outro.

A empresa Lydecker brothers ficou com toda parte primaria dos efeitos, que para época foram revolucionários. Depois de assistirmos um terço dos episódios podemos dizer que a história é ótima para os padrões da época, os efeitos e as lutas corporais não são tão ruins, os diálogos mantem um nível muito bom, apesar de apresentarem algumas falas “bobinhas”.

Tom Tyler apresenta um ar de superioridade muito grande quando está em tela, o ponto negativo fica por conta dessa demonstração ser feita toda hora. Temos um toque de suspense muito bom, e a duração média de cada episódio é curtíssima (15 minutos).

Outro ponto que merece destaque são os ganchos no final do episódio (Cliffhanger), na série do Batman essas deixas eram explicadas de formas esdrúxulas, mas no seriado em questão elas tem explicações plausíveis.

“As Aventuras do Capitão Marvel” teve um inicio muito bom, esperamos que a qualidade não caia com o decorrer dos episódios.