Pular para o conteúdo

Personagens Brasileiros | Quebra-Queixo

Envolvendo os heróis do cenário nacional já falamos sobre Velta, a musa das HQs brasileiras, também já mostramos Papo Amarelo, o herói ecológico, e hoje vamos falar de um anti-herói, o Quebra-Queixo.

Data de Criação.

Quebra-Queixo foi criado no ano de 1983 pelo roteirista e desenhista Marcelo Campos.

Leia nossa entrevista com o autor do personagem.

Ideia de criação.

Segundo Marcelo Campos…

O Quebra-Queixo era um exercício de entender algumas referências que eu curtia, inicialmente eu criei ele como um tipo de detetive noir em um Rio de Janeiro (eu morei lá um tempo) estilizado, meio cyberpunk, meio steampunk, em 1920/1940, inspirado em coisas do Lester Dent, Henry Rider Haggard, Dashiell Hammet, e no livro Naked Lunch, tudo meio misturado com expressionismo alemão do F. W. Murnau, Fritz Lang. Depois eu decidi colocar a coisa todo num futuro maluco, meio distópico, meio Jodorsky, com o Brazil de Terry Gillian, e aí fui misturando uma porrada de referências com o passar do tempo… coisas como Laranja Mecânica, Robocop, O Sentido da Vida, Buckaroo Banzai, Judge Dredd, foi tudo um grande exercício pra entender criação de universo e estabelecimento de estética narrativa”.

Origem e poderes do personagem. 

Quebra-Queixo é um policial da Força Zero (uma força que tem permissão para matar e destruir), o herói vive na cidade de Nova Fronteira e segundo Marcelo existem várias cidades que subdividem ela:

Crystal Mega-City (onde moram os podres de ricos), Buracópolis (onde vivem os pobres e trabalhadores), Lixópolis (onde vivem os miseráveis) e Nova Fronteira 2 – Space Station, que é, obviamente, uma cidade que orbita a terra exatamente em cima de Nova Fronteira e tudo isso é uma colônia do Império Além-Mar”.

O QQ, assim carinhosamente chamado pelo autor, é o único personagem que pode atuar livremente por todas essas regiões. QQ teve seu DNA alterado pelo seus criadores (Technotrio), com isso ele ganhou super-força e resistência, teve sua personalidade alterada e quando preciso, uma máquina (CaixaEmbrião) clona seus órgãos e membros para que o herói volte para sua missão.

Gostou? Então leia sobre a história de Outros Personagens.