Pular para o conteúdo

Você sabe o que é um filme lado B?

Você já deve ter ouvido a expressão “cinema lado B”, certo? Mas você realmente sabe o que é isso?

Não, não é o terror trash, e não se limita a filmes de baixo orçamento, o conceito disso é um pouco diferente, então vem cá que eu vou te explicar.

Os filmes “lado B” tiveram início na década de 30 e 40, bem na época em que ocorreu a crise americana de 1929, devido a grande depressão que ocorreu, os cinemas começaram perder público, uma das soluções encontradas pelas grandes produtoras, que na época também eram donas das salas de cinema, foi passar dois filmes pelo preço de um (Lado A e Lado B), no lado A tínhamos as produções com grandes atores e orçamentos, no lado B ficavam os longas com um orçamento menor e atores desconhecidos.

Como era de se esperar, as produtoras passavam seus filmes em seus respectivos cinemas, começando de um filme “A” para depois um “B”, normalmente os “B’s” eram Ficção, Faroeste ou Horror, no ano de 1935 cerca de 85% das salas de cinema exibiam as sessões duplas.

O auge do cinema com dois filmes durou até o ano de 1950, nessa época surgiu uma lei que obrigou os grandes estúdios se desvincularem das salas de cinema, sem o controle das salas as sessões duplas perderam a força, mas na mesma década surgiram estúdios que faziam filmes com orçamento baixíssimo para passar em salas modestas, o que fez com que esse lado B continuasse por um bom tempo.

Hoje em dia os filmes B são considerados aqueles filmes comerciais com baixo orçamento, com atores desconhecidos e que muitas vezes é mal feito, mas que são produzidos profissionalmente.

Exemplos de filme lado B.

barbaazulO Primata – 1940 | Dirigido por: William Nigh.

Sinopse: Dr. Bernard Adrian é um cientista que gentilmente tenta curar a pólio de uma jovem. Ele precisa de líquido espinal de um ser humano para completar a fórmula de seu soro experimental. Enquanto isso, um macaco de circo fugiu e está aterrorizando as pessoas das cidades.

O Fantasma Invisível – 1941 | Dirigido por: Joseph H. Lewis.

Sinopse: Bela Lugosi interpreta Kessler, um homem dominado por impulsos homicidas além de seu controle. Ele é controlado por sua mulher, que o trocou por outro homem. Quando um homem inocente é executado por um crime, seu irmão gêmeo tenta revelar o mistério.

Barba Azul – 1944 | Dirigido por: Edgar G. Ulmer.

Sinopse: Em Paris, um artista contrata modelos para posar para suas obras e depois que ele termina seus retratos ele as mata estranguladas.

Leia outras curiosidades.