Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Rod Gonzalez | Criador do Blenq

No HQ’s Entrevista de hoje, Rod fala sobre o projeto “ALFA”, nos dá detalhes sobre seu herói e discute diversos assuntos polêmicos, então venha conferir…

1 – Vamos começar falando sobre o Blenq, nos conte como que surgiu a ideia de criar esse personagem que é defensor do meio ambiente.

“Criei esses nomes na infância. Luã é porque o personagem vem da Lua e Blenq surgiu quando vi um surfista pegando onda na praia pela primeira vez. Não tem um porque, foi o nome que veio na minha cabeça na hora quando o criei. Aproveito a oportunidade para dizer que ambos têm uma origem, que ainda não foi publicada.
Muita gente acha que eles vieram do nada, mas não é bagunçado assim.”

O Carlos Henry que me entrevistou desenhou o Blenq # 8, que é a edição atual, comprem aí no Mercado Livre. Para ler essa entrevista mais antiga clique aqui.

capa-blenq-8

2 – Fale um pouco sobre sua origem e poderes, e aproveite para falar sobre sua parceira Luã.

Luã é o parceiro dele, é cabra macho, você deve estar confundindo com a Blinka, a menina onça, que é a filha de criação do Blenq e aparece em algumas histórias. O Blenq é um homem normal que surfa na sua prancha voadora, mas seu traje absorve o impacto em caso de queda.

3 – Sabemos que o Blenq vai estar na “ALFA – A Primeira Ordem”, explique para o público a dimensão desse projeto.

É incrível, Raio Negro, Capitão 7 e Velta juntos pela primeira vez! É um sonho que se realiza!

4 – Aproveitando que uma HQ do tamanho da “ALFA” irá sair, conte-nos como você enxerga essa questão do público brasileiro não dar tanto valor para os quadrinhos nacionais? Com o passar dos anos você tem notado alguma mudança?

Sim, é só fazer um gibi barato e ter disposição para ir na rua vender nos sinais, na porta dos metrôs, nos pontos de ônibus, pelos barzinhos, etc. Já esgotei a edição 1, 3 e 5, nem eu tenho mais. Esse é meu público, o leitor ocasional que tá passando na rua e compra o Blenq na minha mão, que as vezes vai ler um gibi pela primeira vez na vida. Não me dou muito bem com os visitantes dessas feiras de comics, é gente desumilde que não valorizam meu trabalho, meu gibi é 10 vezes mais barato, porque faço com impressão simples para vender na rua. Mas tem muita gente de nariz empinado que prefere comprar um gibi mais caro porque é a cores, papel revista, etc, mesmo a arte e o roteiro sendo inferiores, só pra dar uma de entendedor.

5 – E sobre os gringos copiaram os heróis brasileiros, sei que você é um grande defensor dessa discussão, dê-nos alguns exemplos.

Não é um caso, são todos, a indústria dos comics foi criada por criminosos, gangsteres, traficantes de bebida alcoólica quando ela era proibida nos EUA, todos os personagens deles são plágios dos super-heróis brasileiros, é um roubo da nossa cultura nacional, super-herói é cultura típica brasileira, mas a maioria é ignorante, não sabe disso, até dúvida e dá risada! Provas com datas e exemplos estão no meu blogue, não é preciso eu citar um exemplo aqui se são TODOS. É tantos que não sei por onde começar, mas é bom lembrar sempre que o primeiro super-herói do mundo, o Príncipe Oscar, foi criado no Brasil em 1908.

blenq-6

6 – Rod Gonzalez, por qual motivo você não faz uso das redes sociais?

Sempre fui expulso da maioria das redes sociais que participei, sou o limite da liberdade de expressão porque a liberdade da minha expressão não têm limites!

7 – Sei que o Lincoln Nery cuida da Fanpage do Blanq, mas e se você fizesse um trabalho com todas as redes sociais, não conseguiria difundir melhor a imagem do seu herói?

Redes sociais não servem pra nada, porque o mais importante são contatos pessoais, olho no olho, não tô na rede mas tô no mundo!

8 – Você tem mais algum personagem ou projeto em andamento?

Meu próximo lançamento será meu primeiro livro ” LENDAS DO NATAL BRASILEIRO: VOVÔ ÍNDIO & PAI JOÃO”, junto com o pesquisador Guilherme Jorge Figueira, também estou com dois projetos musicais, uma banda de rock estilo jovem guarda e um trabalho de MC cantando funk.

9 – Para finalizar, quem é Rod Gonzalez?

Não sou anjo, mas não vim do além.

10 – Rod, deixe seus contatos e locais onde suas HQ’s podem ser encontradas.

Contato no email: rod121@gmail.com onde podem fazer pedidos dos gibis do super-herói brasileiro Blenq, atualmente na oitava edição e também trocar uma ideia, chega mais!

O “HQ’s com Café” agradece o tempo e a paciência, se quiser deixar algum recado, essa é sua hora.

Se liguem na “Alfa”, comprem as revistas dos personagens que aparecem na edição pro super-herói brasileiro bombar! Abraço do Tigre!

Leias outras entrevistas.

Leia mais sobre ALFA – A Primeira Ordem.