Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Pedro Leite

Pedro Leite é publicitário, mora em Porto Alegre e tem como grande paixão os quadrinhos. Porém antes de adentrar ao mundo dos quadrinistas Pedro trilhou outros caminhos, mas graças a uma brincadeira envolvendo os “Cavaleiros do Zodíaco” ele conseguiu dar o primeiro passo para o sucesso… sucesso esse que chegou com o “Quadrinhos Ácidos”, hoje ele é referência no que faz e suas redes sociais já ultrapassaram a marca de meio milhão de seguidores, com vocês: Pedro Leite.

1 – Pedro, apresente-se para o público.

Olá. Sou o Pedro Leite, publicitário e ilustrador de Porto Alegre. Sou autor das séries Quadrinhos Ácidos, Tirinhas do ZodíacoOnde Meu Gato Senta. O meu site é www.pedroleite.com.br

2 – Quando começou essa paixão por quadrinhos e o desejo de trabalhar com isso?

Quadrinhos e desenhos sempre foram coisas que eu gostava desde criança, mas fui crescendo e acabei me focando em algo que poderia ser mais rentável, a publicidade. Depois de me formar em publicidade que percebi que os quadrinhos me davam mais prazer do que trabalhar em agência de propaganda. Assim a mudança foi sendo feita devagar. Ainda trabalho como publicitário, mas tenho me dedicado mais aos quadrinhos.

pedro23 – Pedro, quase todo mundo conhece o “Quadrinhos Ácidos”, mas alguns desconhecem as “Tirinhas do Zodíaco” e “Onde Meu Gato Senta”, fale um pouco sobre essas obras.

O meu primeiro projeto de quadrinhos foi o Tirinhas do Zodíaco, que é uma paródia descompromissada da série Cavaleiros do Zodíaco. Ela foi criada em conjunto com o meu ex-colega de agência Rafael Koff e lançamos na internet como uma brincadeira. Nos surpreendemos, pois mesmo sem divulgação a série foi muito bem recebida nas redes sociais, e assim decidimos criar mais tirinhas até ter material suficiente para produzir um livro. O livro da série foi produzido de maneira independente e atualmente está na 4ª edição. Depois disso eu lancei outro livro independente chamado Onde Meu Gato Senta, que é uma série de cartuns que mostra o cotidiano de um dono de gato. Depois disso veio o Quadrinhos Ácidos, que atualmente está com mais de 500 mil seguidores no Facebook e teve o livro produzido em parceria com a Jambô Editora.

4 – Entre as três, qual lhe dá mais prazer em criar?

As duas primeiras foram criações com início, meio e fim, então já parece de produzí-las a tempo. O Quadrinhos Ácidos possui tirinhas sem um tema único, ou seja, a série continua sendo criada e não tem previsão para acabar. É muito gostoso criar e trocar opiniões com o público, mas o Tirinhas do Zodíaco também foi muito divertido de se fazer.

5 – Juntando suas criações você atingiu a incrível marca de mais de meio milhão de fãs no Facebook, você imaginou um dia que poderia chegar a esse número tão expressivo?

Nunca imaginava chegar a essa quantidade de seguidores na internet, por isso é muito legal isso tudo. Mas esse número é muito relativo, pois não significa que essas 500 mil pessoas são extremamente fãs do meu trabalho. Tudo depende. Por exemplo, o Tirinhas do Zodíaco tem “apenas” 30 mil seguidores mas esse público as vezes parece ser bem mais fiel do que o do Quadrinhos Ácidos. Então tudo é relativo. Mas fico muito feliz de saber da grande quantidade de seguidores.

pedro1

6 – Vamos falar um pouco sobre os “Quadrinhos Ácidos”, eu acompanho sempre suas postagens e noto que algumas pessoas não entendem a ironia de certas publicações, como você lida com isso?

O legal das redes sociais é poder ter uma troca de experiências com os leitores, algo que não se podia ter alguns anos atrás. Isso é muito legal para amadurecer o trabalho e também para aprender com os erros, pois muitas vezes lendo os comentários das postagens que a gente percebe coisas que antes não víamos no trabalho. Críticas construtivas sempre são feitas nos comentários e isso é muito legal, por isso sempre tento interagir com o pessoal. Por outro lado, a internet deu um poder para as pessoas que gostam de aparecer ou pessoas que gostar de procurar erro nas coisas, e assim muitas vezes aparecem leitores que só escrevem bobagens ou que procuram erro no quadrinho para criticar. As vezes eu respondo e as vezes ignoro. De qualquer maneira, a troca sempre é válida.

7 – Qual foi o post que lhe rendeu mais elogios? E o com maior número de críticas?

Em números de compartilhamentos e visualizações, acredito que foi um quadrinho que foi feito mostrando uma ironia do lado ruim de gostar de ler livros. Lembro também que teve uma animação feita em parceria com o meu amigo Tiago Duarte que mostrava o Globelezo (um negro nu dançando pelado, ao invéz da mulata Globeleza), e o alcance foi gigante. Porém acredito que os quadrinhos que mais são elogiados (para mim pelo menos) são alguns que já foram publicados em livros didáticos, que falam sobre o consumismo ou machismo. O quadrinho que recebeu o maior número de críticas acho que foi um sobre religião, onde sem querer apresentei algumas informações fora do contexto e o pessoal se irritou e me corrigiu (com raiva).

pedro38 – Tem algum tema específico que você não gosta de abordar ou tem receio? E qual tema gera mais polêmica?

Talvez política, pois ainda não me sinto maduro para fazer algo sobre isso.

9 – Sei que seu tempo é curto, então não vou mais tomá-lo, mas antes de encerrarmos, deixe seus contatos e locais onde o leitor poderá comprar seus quadrinhos.

Cada umas das minhas séries possuem os seus sites e páginas, mas vocês também podem conferir tudo aqui: www.facebook.com/pedroleitequadrinhos e www.pedroleite.com.br

Pedro, o HQ’s com Café agradece a oportunidade e deseja todo sucesso do mundo!

Leia outras Entrevistas.