Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Nova Blue Comics (Editora)

Tivemos a honra de entrevistar Micaías Ramos, ele é o editor da Nova Blue Comics, uma editora que com pouco tempo de mercado já apresenta um futuro promissor, com histórias sobre Vampiros, Justiceiros e Mangás. A editora atua no Brasil e nos Estados Unidos, venha saber um pouco mais sobre essa jovem editora e suas histórias.

1 – Como foi o surgimento da Blue Comics?

A Blue Comics surgiu em meados de 2012 através de um grupo de jovens amigos. A “BC” era basicamente uma produtora de zines (digitais) com histórias próprias. Infelizmente no ano de 2014 os jovens decidiram desistir do sonho de fazer quadrinhos no Brasil. Em seguida o Grupo FATOS LTDA adquiriu o nome e os direitos da editora e “reabriu as portas”, desta vez como uma empresa de fato. Novas histórias, novos parceiros… esse atual momento é chamado (nos quadrinhos) de Nova Blue Comics.

2 – Vocês trabalham com várias histórias, sabemos que uma das mais importantes é o “Esquadrão Terror”, conte-nos um pouco sobre ele.

Sim, algumas histórias.
Sobre o Esquadrão Terror. O título foi Escolhido por Bruno Abdias (atual desenhista), digo “escolhido” porque estávamos decidindo na época um título para “rebootar” e dar o ponta pé inicial no novo universo compartilhado da editora. Foram citados vários, porém o Bruno mencionou este por ser um “desafio” trabalhar com mais de um protagonista.
O Esquadrão teve 2 volumes (zines) no passado, eu particularmente não gostei. Com a mudança de equipe a coisa melhorou e veio a ideia para o reboot, decidi encarar os roteiros e usar o título como um ponto de partida, apresentando novos personagens, novas histórias (que terão seqüência em outros títulos) e principalmente trabalhando melhor alguns personagens que já existiam.
Tudo começa com a série “Prelúdios Esquadrão terror”. A série captura cada integrante do Esquadrão em um momento pessoal, mostrando suas personalidades e o exato momento em que são chamados para uma missão.
A série terá 5 volumes (curtos) o primeiro volume (La Sombra) já pode ser lido nos links abaixo:
https://www.socialcomics.com.br/preludios-esquadrao-terror/1
https://issuu.com/bluecomics/docs/prel__dio_01_la_sombra_-_esditora_b

3 – Além do “Esquadrão Terror” quais histórias se destacam dentro da editora?

Além do Esquadrão Terror temos Títulos como: Justiça – Um jovem cansado da violência na cidade de são Paulo que resolve fazer justiça com suas próprias mãos, de dia um cara normal cheio de complexos, a noite um justiceiro armado.

Heiichiro – é uma série de mangá escrita por Micaías Ramos e ilustrada por Paulo Sampaio. O mundo de Heiichiro é situado num universo ficcional onde armas sagradas são mais importantes que a vida. O mangá é ambientado na região de sour no ano de 1645 e conta a história de Heiichiro, um jovem estudante que almeja tornar-se um guardião das ‘armas sagradas’.

Ainda temos outros títulos como: VAMP – Conta a saga de uma vampira que luta por vingança, MEGA – Equipe formada por jovens (com poderes especiais) em um universo paralelo, com o objetivo de combater um terrível vilão, entre outros lançamentos.

4 – Mesmo com todos esses destaques sempre tem uma história que ocupa um lugar especial em nossos corações, qual seria essa história para Blue Comics?

Todas ocupam um lugar especial em cada um de nós, mas em particular, a que mais gosto de escrever (atualmente) é a HQ do HEIICHIRO, um mangá divertido e leve, algo diferente do que estávamos acostumados a fazer.

5 – Vocês trabalham com universo compartilhado ou as histórias não se interligam?

Atualmente trabalhamos com um universo compartilhado. Tem sido um desafio construir um universo onde praticamente tudo se interliga de forma harmoniosa, seja em HQs de heróis solo ou em sua junção.

6 – A empresa também atua fora do Brasil? Em qual país? 

Sim, estamos atuando no mercado internacional através do grupo FATOS LTDA, estamos presente nos EUA. Nossos quadrinhos estão sendo traduzidos para o inglês e o espanhol.

7 – Qual a maior diferença entre nosso cenário e o internacional?

O Brasil está passando por um momento interessante na produção de HQs, muitos talentos estão sendo descobertos, porém não há mídia, não há um “mercado”. O autor precisa tirar do seu bolso para manter a sua produção, precisa ralar muito para divulgá-la, mesmo assim a grande maioria não tem um retorno financeiro satisfatório. Já no internacional há um forte mercado consolidado… você consegue trabalhar (de verdade). Claro que há uma exigência enorme, mas nada que assuste a quem quer e sonha em trabalhar no meio.

8 – Quais os planos para o futuro da editora?

Bom, para o futuro nós queremos estabilizar o nosso universo nas HQs e publicar novas histórias mensalmente. Resumindo, é isso.

9 – Como nosso leitor poderá entrar em contato?  

Para entrar em contato basta ficar ligado na nossa página no Facebook, em nosso no site. (Nosso novo blog será lançado ainda este ano). Os links estarão disponíveis em nossa página.
Para contratar nossos serviços, adquirir algum volume ou entrar em contato, basta enviar um e-mail para: contatobluecomics1@gmail.com.

Bom, vamos encerrar por aqui, se tiver mais alguma coisa que a editora quiser falar, essa é a hora. 

Gostaríamos de convidar a todos para acompanharem as nossas séries e títulos, o apoio do publico é algo primordial para quem publica HQs, e também gostaríamos de agradecer a você do site HQ’s com Café, são de iniciativas assim que os autores brasileiros precisam.

Leia outras Entrevistas.