Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Daniel Arcos

Hoje teremos o prazer de fazer uma entrevista com um rapaz mil e uma utilidades, ele é desenhista, roteirista, editor, youtuber, escritor… bom, venha você mesmo conferir… Ah, você vai notar que a entrevista está cheia de links, cada link irá te direcionar para um dos trabalhos de Daniel, então se você quiser se aprofundar na vida desse quadrinista, é só clicar.

Gostaria começar agradecendo sua disposição em trocar algumas palavrinhas conosco do HQ’s com Café.  

1 – Daniel, nos conte um pouco sobre você.

Primeiro quero agradecer o convite e dizer que é muito legal poder dar essa entrevista para vocês. Bem, eu sou desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos. Publicitário, com experiência como Diretor de Arte e Ilustrador, trabalho na Design Brazuca e sou Editor, Roteirista e Desenhista na Hotmind Comics. Especialista em criação de histórias, storytelling e transmídia. Autor do livro O Coração do Rei e um dos apresentadores do canal Esquentamente no Youtube.  

2 – Quando foi sua decisão de começar a trabalhar com quadrinhos? 

Eu sempre gostei de quadrinhos e sempre desenhei e meu sonho era ser desenhista. Eu consegui e hoje tenho mais de 60 histórias escritas e desenhada por mim. A decisão foi na verdade uma necessidade que surgiu em 2007. Apresentamos um projeto para quadrinhos para um shopping daqui de Brasília e eles toparam. E foi assim que comecei minha carreira.

 3  – O RBoy é um super-herói de sua autoria, explique quais são seus poderes, sua origem e como você teve a ideia de criar esse herói?

Eu criei o RBoy quando era adolescente e a princípio era só uma brincadeira entre amigos. Depois de adulto foi que eu criei uma origem e escrevi histórias. Não tem poderes, ele é uma agente de um órgão do governo que só trabalha com casos anormais demais. Ele é um superatleta, treinado em várias artes marciais e que entende muito de tecnologia. Tem algumas armas como o skate voador e o bastão.


4 – Sabemos que o RBoy não é sua única criação, você também publica quadrinhos para crianças, nos conte qual é a maior dificuldade em escrever para o publico infantil e quais são as histórias que você escreve? 

Eu não tenho dificuldade de escrever para crianças. Basta que você tenha o cuidado de fazer algo leve e divertido e isso já funciona bem. Eu tenho duas turminhas de personagens que são distribuídos em shoppings aqui da cidade.

5 – Você trabalhou na graphic novel “A Ordem”, correto? E agora você tem um projeto com mais quatro quadrinistas que se chama “Quinto Portal”, nos conte qual é a maior dificuldade e qual a maior facilidade de se trabalhar com vários quadrinistas ao mesmo tempo. 

Bem, durante a produção eu tive a oportunidade de trabalhar diretamente com esses caras. O Thiago (roteiro), o Ton (desenhos), o Lunyo (cores) e o Augusto que fez a coordenação de produção e marketing. Eu fiz o letras e balões e identidade visual e diagramação. Eles são caras empenhados e muito bons de trabalho. Então, pensamos em porque não unir nossos cinco universos em histórias pós Ordem, já que tínhamos criado muitas coisas para unir universos dentro da história. Foi assim que surgiu o Quinto Portal. A dificuldade maior em relação a Ordem foi fazer jus ao legado de cada autor e cada um dos seus heróis. Acho que conseguimos, mas não foi fácil.

6 – Você também trabalha com livros? Fale um pouco sobre suas obras. 

Sim, nesse momento estou escrevendo um livro chamado O Coração do Rei. Tenho algumas partes do inicio da história em uma fanpage com o mesmo nome no Facebook. Isso é o que estou escrevendo agora, mas tenho vários outros na gaveta esperando sua vez de serem escritos.

7 – Daniel, você tem mais algum projeto paralelo? Se tiver, nos conte mais… 

Sim, meu amigo Juliano Rocha me convidou para escrever uma história para seu herói, o Resistente e estou fazendo isso. Fora meu trabalho como youtuber no canal Esquentamente.

8 – Qual sua visão sobre o atual mercado de quadrinistas independentes? Acha que o público brasileiro tem uma tendência em idolatrar o que vem de fora e desprezar o que é de seu país?

Eu acho que mercado está crescendo e não acho que haja idolatria não. Acho que o mercado nacional precisa oferecer coisas com mais qualidade e isso será suficiente para conquistar o público. Eu vejo muitas produções excelentes surgindo a cada dia e isso tem nos fortalecido. Essa é minha visão, faça bem feito e o público vem.

9 – Tem esperança que um dia isso mude e nossas produções sejam tão bem quistas como as da  “gringa”? 

Como disse na resposta anterior. Para ter o público deles temos que fazer bem feito. Tenho certeza que chegaremos lá sim. Eu conheço várias coisas independentes muito boas.

10 – Bom, vamos encerrar por aqui, mas antes, onde nosso leitor poderá comprar suas HQ’s? E como ele poderá entrar em contato com você? 

Meus quadrinhos estarão a venda em breve no site www.esquentamente.com.br, e as pessoas podem me encontrar pelo www.facebook.com/danielarcoshmc, Instagram, Snapshat e pelo canal www.youtube.com/esquentamentewebtv.

Daniel, nós do HQ’s com Café agradecemos imensamente, você foi muito solicito e nos respondeu prontamente, sucesso na sua caminhada.

Leia outras Entrevistas.