Pular para o conteúdo

Faísca e Fumaça

Nós, do HQ’s com Café, já relembramos vários desenhos antigos aqui, e hoje vamos falar um pouco sobre dois irmãos gêmeos.

Criação.

Heckle and Jeckle, ou se você preferir, Faísca e Fumaça. Foi criado em 1946 por Paul Terry, no estúdio Terrytoons, seus nomes originais foram inspirados em Dr. Jekyll e Mr. Hyde, do livro “O Médico e o Monstro”.

Entre 1946 e 1966 foram produzidos 53 episódios da série animada, depois de uma pausa sem criação a licença dos personagens foi adquirida pela Filmation Studio, essa empresa fez no ano de 1978 a série “The New Adventures of Mighty Mouse and Heckle e Jeckle” – “As Novas Aventuras de Super Mouse e Faísca e Fumaça”, que contou com 32 episódios.

Enredo.

Faísca e Fumaça, reconhecê-los era quase impossível, mas quando era possível notar quem era quem víamos que Faísca era um pouco mais esperto que Fumaça, ambos eram bem malandros, para se ter ideia do quanto os dois pareciam, muitos de seus movimentos eram sincronizados e até seus nomes são parecidos no desenho original, “Heckle e Jeckle”.

Para piorar essa dúvida de não saber quem é quem, um chama o outro de “meu amigo”, “amigão” “meu caro”… isso gera uma confusão tremenda.

Na história os dois tentam levar vantagem em tudo, e não se importam de infringirem algumas leis, mas fica uma dúvida, será que poderíamos classificar os irmãos como anti-heróis? Afinal, eles invadiam plantações, ofereciam instrumentos para prisioneiros fugirem, já foram presos, roubavam comidas, caçavam leões… e praticavam várias outras coisinhas ilícitas.

Gostou? Então descubra mais sobre outros desenhos, e não deixe de ver a história de alguns personagens.