Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Eloyr Pacheco

Hoje é dia de falar com Eloyr Pacheco, o brasileiro que criou o Escorpião de Prata, nessa entrevista além de falar do Escorpião ele vai nos dar detalhes sobre suas outras criações, dar seu ponto de vista sobre os quadrinistas independentes e muito mais…

Sem mais delongas, vamos começar a entrevista.

Gostaria começar agradecendo sua disposição em trocar algumas palavrinhas conosco do HQ’s com Café.

Eloyr – Sou eu que agradeço o seu interesse pelo meu trabalho.

1 – Fale um pouco sobre quem é Eloyr Pacheco.

Eloyr – Primeiro, e o mais importante para mim, sou casado com Yara há 32 anos, sou pai do Matheus Eduardo e da Heloara Cristhina, que me deu um neto, o Theo. Estou envolvido com as artes desde 1983 e dou aulas desde 1994 em diversas instituições como a Universidade Estadual de Londrina e SESC, tanto em Londrina como em São Paulo. Produzi e apresentei programas de rádio e TV e escrevi para jornais, sempre sobre HQs. Trabalhei na Metal Pesado Editora e dirigi a Brainstore. Sou londrinense, e trabalhei de 1997 a 2008 em São Paulo. Atualmente sou assessor executivo do gabinete do Prefeito de Londrina. Estou lotado na Secretaria da Cultura e participo dos conselhos da Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos da Criança e do Adolescente – do qual sou Vice-Presidente – e da Assistência Social – onde sou 1º Secretário. Sou um dos coordenadores do Comitê Interinstitucional de Elaboração do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sou um apaixonado pela arte sequencial e pela área dos direitos humanos. Gosto de aprender, no momento estudo História e Teologia.

2 – Quando que surgiu essa paixão pelas HQ’s? E qual era o seu personagem preferido?

Eloyr – Costumo dizer que aprendi a ler lendo quadrinhos. E é verdade. Meu primeiro gibi foi uma edição do Zorro (The Lone Ranger) que ganhei da minha mãe. Minha primeira coleção foi Capitão América, da Bloch.

Escorpião de Prata, desenho feito por Andre Coelho.

3 – Como foi a sensação ao passar de leitor para escritor?

Eloyr – Sempre me vi lendo e escrevendo. Quando sai de Londrina em 1997 para ser secretário de redação da revista Metal Pesado foi incrível! Uma sensação de sonho realizado…

4 – Quando surgiu a ideia de criar o Escorpião de Prata?

Eloyr – Surgiu em 2007 quando bolava o roteiro para uma HQ do Sideralman, do grande amigo Will.

5 – Nos conte um pouco mais sobre esse personagem.

Eloyr – Simplificando um pouco, Toni, o Escorpião de Prata, é um jovem estudante de Tecnologia e mestre em capoeira, que quer limpar o nome de seu avô materno que foi obrigado a cometer alguns roubos a banco nos anos 1950.

6 – Além do Escorpião, você tem mais algum outro herói? Se sim, qual o seu preferido?

Eloyr – Sim, tenho vários outros personagens. Muitos deles inéditos. Entre os já publicados tenho o Bathman e a Cucaracha Ninja (publicada no Paraná Shinbum). O Escorpião de Prata é, sem dúvida, o meu personagem mais conhecido. Muito difícil escolher um como o preferido. Embora o Herói Capoeirista seja o que me dê mais alegrias gosto de todos, pois, cada um deles tem suas particularidades e características que me cativam. E, além disso, cada um deles foi criado num momento especial.

7 – Eloyr, nos conte a história do Bathman e da Cucaracha Ninja.

Eloyr – Bathman, o Banheira-Humana, eu uso paródias e sátiras para debater questões importantes como sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Tem uma HQ desenhada pelo grande Will Sideralman que pode ser lida no Petisco. Cucaracha Ninja é pura gozação. Trata-se de uma barata que viveu numa academia e aprendeu artes marciais assistindo as aulas que ali eram dadas. Você pode conferir as duas páginas abaixo desenhadas pelo amigo Maurício Sagui.

(Para ler a HQ do Bathman clique aqui)

8 – Você tem a intenção de lançar quando esses personagens inéditos? 

Eloyr – Infelizmente os demais personagens estão parados. Tenho sinopses e um roteiro (quase) pronto para uma nova série, mas, sem data para lançamento. O projeto que mais me move no momento é um álbum do Escorpião de Prata mostrando alguns dos seus ancestrais: um rei africano escravizado e trazido para o Brasil; um escravo fugitivo contemporâneo de Zumbi dos Palmares, e seu avô materno nos Anos de Chumbo.

9 – Fora esses personagens, você está envolvido em mais algum projeto?

Eloyr – Acaba de ser lançado o álbum Protocolo: A Ordem, uma produção coletiva financiada via Catarse, que reúne quase três dezenas de personagens brasileiros e, entre eles, o Escorpião de Prata. O roteiro é do Thiago Silva, do Chroma, e tem desenhos do Ton Marx. O Escorpião de Prata também está no projeto Força-Tarefa BR, coordenado pelo Carlos Henry. Este está em fase de financiamento.

Escorpião de Prata, desenho feito por Lancelott Martins.

10 – Como você enxerga o cenário das HQ’s independentes no Brasil?

Eloyr – Hoje é muito interessante. Particularmente devido aos eventos, como a GibiCon, CCXP e FIQ, que proporcionam grande visibilidade para a produção nacional, e ao espaço ocupado na veiculação pelas redes sociais e Internet. O crowdfunding tem proporcionado a publicação de muitos títulos excelentes. O PROAC, em São Paulo, também tem sido uma grande forma de fomento à produção nacional. Além disso, os lançamentos das graphics novels da Turma da Mônica tem aberto um espaço importante para os quadrinhistas nacionais destacando quadrinistas como Danilo Beiruth, Gustavo Duarte e Shiko. Tudo isso, somado, colabora para um cenário propício para a HQ brasileira. Também quero destacar a obra do amigo Laudo, Yeshuah, que mostra o quanto a HQB pode ter consistência e merece espaço nas vitrines das grandes livrarias. O momento é consistente – embora ainda precise ter seu público ampliado – e muito particular/especial, mas, ainda é preciso melhorar seu aspecto comercial. Algo que o amigão Klebs tenta fazer levando a série Pátria Armada para as bancas de jornais e revistas.

11 – Tem esperança que um dia alcancemos um público maior?

Eloyr – Claro. A resposta que dei para a pergunta anterior mostra que este caminho está sendo buscado. Tudo o que vem sendo feito mostra que o público consumidor de HQB será maior a cada ano.

12 – Bom, vamos encerrar por aqui, mas antes, onde nosso leitor poderá comprar suas HQ’s? E como ele poderá entrar em contato com você?

Eloyr – Há HQs do Escorpião de Prata para leitura online grátis no ISSUU. As duas edições impressas que lancei (Escorpião de Prata e Escorpião de Prata Aventura + Humor) podem ser adquiridas diretamente comigo. O contato pode ser feito inbox na fanpage do Escorpião de Prata no Facebook. O endereço é facebook.com/escorpiaodeprata
Mais uma vez, obrigado pelo espaço.

Fiquem com as duas páginas que o Eloyr disponibilizou da Cucaracha Ninja.

Para acessar o Facebook do Escorpião de Prata clique aqui, para ler as HQ’s clique aqui.
Leia outras entrevistas.