Pular para o conteúdo

Os Flintstones

Quem não se lembra da amada turminha da idade da pedra? Pois bem, hoje irei falar sobre eles.

Onde tudo começou…

Os Flintstones foi o primeiro desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, lançando em 30 de setembro de 1960, a série teve um total de 166 episódios divididos em seis temporadas, o desenho fez tanto sucesso que já foi transmitido para mais de 80 países.

No começo os Flintstones era feito para o público adulto, a ligação com esse público era tão forte que até fumando os personagens apareciam em alguns anúncios, mas em 1962 as coisas mudaram, a série chegou a sua terceira temporada e o público-alvo passou a ser os jovens, tanto é que dois bebês são inseridos no desenho, Pedrita e Bam-Bam respectivamente.

Enredo.

A série se passa em Bedrock, e nesse cidade é mostrada a rotina de duas famílias, que tem como chefes, Fred Flintstone e Barney Rubble,

Tudo que é utilizado nas casas tem a contribuição de um animal, seja o telefone, jornal ou até mesmo o chuveiro, as casas são feitas dentro de grandes rochas, e os carros são movidos pelos pés de seus passageiros.

(Mamutes aspiradores de pó, Dinossauros depósitos de lixo, cortadores de grama…)


Fred e Barney trabalham juntos em uma pedreira, e sempre tentam armar esquemas para fugir de suas mulheres, Wilma e Beth respectivamente, apesar de viverem na pré-história eles tem uma vida bem confortável com todos seus “equipamentos”, claramente a série faz uma crítica à sociedade moderna, seja com as escapadas dos homens ou com as fofocas das mulheres.

Personagens.

Frederick Flintstone, casado com Wilma, pai da Pedrita, e melhor amigo do seu vizinho BarneyFred trabalha como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company e seu patrão é o Senhor Pedregulho. Gosta de jogar boliche e comer Brontossaurobúrguer com Cactus-Cola.

Wilma Flintstone, esposa de Fred, é uma excelente dona de casa, e tem como melhor amiga a Betty, sua vizinha, sua mãe chama Pearl Slaghoople, e o Fred não gosta muito dela.

Pedrita, filha dos Flintstones, quando a idade adulta chega, ela casa-se com Bam-Bam.

Dino, mascote dos Flintstones. Ele sempre derruba o Fred para lambar seu rosto.

Barney Rubble, vizinho e melhor amigo de FredBarney é casado com Betty e pai adotivo de Bam-Bam. Apesar da forte amizade Fred Barney sempre brigam, mas depois acabam fazendo as pazes, tem como grande característica a ingenuidade, Barney é chamado de “Nanico” por Fred, e tem como principal bordão “Ei, Fred…”

Betty (McBricker) Rubble, esposa de Barney, é a melhor amiga da Wilma, sua vizinha. As duas normalmente sempre tiram seus maridos das confusões. Betty não é ingênua igual seu marido e seu senso crítico é mais apurado em relação a Fred.
Bam-Bam, filho adotivo de Barney Betty, ele foi deixado na porta do casal logo após o nascimento de Pedrita, o garoto possui uma força descomunal.
Hoppy, é o mascote dos Rubbles, uma mistura de canguru com dinossauro.

Curiosidades.

Fred tem dois gritos, “Yabba-Dabba-Doo!” e quando tá irritado grita Wilmaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Moeda corrente é a “lasca”.

Com o passar dos anos mudanças foram ocorrendo na série, principalmente na questão dos personagens, e vários foram inseridos. Começando do Gazoo, uma marciano, depois tivemos os Frankenstones que se mudaram ao lado dos Flintstone e até o Capitão Caverna apareceu.

Derivados do Desenho.

Várias outras versões do desenho foram lançadas, primeiro tivemos, Um Homem Chamado Flintstone (A Man Called Flintstone, 1966), que foi lançado assim que a série foi cancelada. Ainda tivemos, O Casamento de Bam-Bam e Pedrita (I Yabba Dabba-Do, 1993) e séries derivadas, Pedrita e Bam-Bam (The Peebles and Bamm-Bamm Show, 1971-1972) e Os Flintstones nos Anos Dourados (The Flintstone Kids, 1986-1988)

O diretor Brian Levant fez dois filmes, em 1994, Os Flintstones – o Filme, e em 2000, Os Flintstones em Viva Rock Vegas.

Gostou? Então descubra mais sobre outros desenhos, e não deixe de ver a história de alguns personagens.