Pular para o conteúdo

Roberto, o X-Men Brasileiro

Hoje venho até você para falar de um mutante brasileiro, ou melhor, do primeiro mutante brasileiro.

Data de Criação.

Criado pela editora Marvel, seu nome é Roberto da Costa, ele foi criado por Chris Claremante e Bob Mcleod em 1982, e apareceu pela primeira vez na HQ Marvel Graphic Novel #4 – The New Mutants.

Origem.

Roberto Bobby da Costa, vulgo Mancha Solar, nasceu no Rio de Janeiro, é filho do empresário Emmanuel da Costa e da arqueóloga Nina da Costa.

Quando Roberto tinha quatorze anos ele já era um prodígio do futebol, e em uma partida contra um time internacional Roberto começou a sofrer discriminação racial, ao sofrer uma falta de outro atleta chamado Keller, Roberto perdeu a cabeça e partiu para agressão, a raiva do garoto foi tanta que seus poderes se manifestaram pela primeira vez, sua pele ficou preta e seu corpo ficou incandescente em chamas, todo mundo ficou assustado e fugiu, menos sua namorada Juliana Sandoval.

O problema foi que Donald Pierce, um integrante do Clube do Inferno, descobriu e foi atrás de menino para que o pudesse mata-lo, Roberto conseguiu fugir, mas sua namorada não.

Foi quando o professor Charles Xavier descobriu os planos de Donald, e enviou a Dr. Moira Mactaggert, e os mutantes, Karma e Miragem, para ajudar Roberto.

Com a ajuda dos outros mutantes, Roberto foi atrás de Pierce e seus capangas, para tentar resgatar sua namorada, mas no meio da negociação uma discussão ocorreu e eles começaram a brigar, foi quando um dos capangas atirou em Roberto, sua namorada entrou na frente, tomou o tiro e faleceu.

Roberto se sentiu extremamente culpado, e com o convite do professor X passou a integrar os X-Men, para assim poder matar o Donald Pierce. 

Poderes. 

Roberto absorve a energia solar, e assim pode utilizá-la para aumentar sua força física, com ela ele consegue voar, e pairar no ar, além de absorver o calor do corpo para diminuir a temperatura do ambiente e projetar o calor em forma de onda.

Um vilão chamado Gideão sequestrou ele, e o usou de cobaia para testar grandes quantidades de energia solar, resultado? Roberto teve uma sobrecarga de energia e passou a conseguir atirar rajadas de calor.

E para finalizar, como já era de se pensar, ele é imune ao fogo e ao calor.

Curiosidades.

Roberto é um grande empresário, ele herdou a empresa Da Costa International, quando seu pai faleceu, com isso desenvolveu grande habilidade de administração.

Roberto é brasileiro, e como todo brasileiro ele gosta de jogar futebol, ele é muito habilidoso e fazia parte do time de futebol no ginásio.

Mancha Solar apareceu no filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, sendo interpretado por Adan Canto.

Empresário, Mutante, Atleta… e vilão, sim, Roberto já foi vilão também, tudo porque roteirista Rob Liefeld, transformou Mancha Solar num vilão chamado Cólera, mas fique tranquilo, um tempo depois ele explicou que Cólera nada mais era que um clone de Roberto.

Roberto já participou de vários grupos de heróis, sendo que o mais importante depois dos X-Men foi o grupo dos Vingadores.

Gostou? Então descubra mais sobre a Vida de Outros Personagens, e confira a história de vários Desenhos Animados.