Pular para o conteúdo

Opinião com Café | Perdido em Marte

Filme de 2015 com 1 hora e 24 minutos de duração.

Sinopse: O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.

Opinião com Café.

O filme nos mostra Mark (Matt Damon), um astronauta que por sorte é biólogo, ele estava em missão no planeta vermelho, e durante uma tempestade uma antena o acerta, com a pancada sua tripulação acha que ele morreu e o abandona em Marte.

Mas um pequeno problema ocorre, ele não está morto, agora vai tentar sobreviver por 4 anos no planeta inóspito, tempo esse é o que leva para outra tripulação chegar até marte.

Com isso temos a história para pouco mais de duas horas, história essa que é bem criativa.

O problema é que não temos um vilão no filme, isso faz com que a trama perca um pouco de sua graça, talvez você considere Jeff Daniels que interpreta Teddy Sanders como tal, mas na realidade ele não é. Outra coisa ruim são as soluções criadas por Mark, tudo é muito fácil, não tem comida? Vamos plantar e “criar” água… Não tem como se comunicar? Vamos desenterrar uma máquina que estava soterrada para falar com o pessoal da terra…  essas coisas com o passar do tempo vão te irritando, pois você logo percebe que ele conseguiria sair de qualquer situação sem muito esforço.

Ainda bem que esses são os maiores problemas, Matt Damon está muito bem no papel, sua fisionomia com o passar do tempo muda, mas sua atuação não, ela é boa do início ao fim.

A fotografia do filme é linda, a trilha sonora idem, até Starman compõe a trilha. (Quem não se lembra da versão brasileira da música tocada pelo Nenhum de Nós? Astronauta de Marmore. )

Outra coisa bem chamativa são as referências, nada escapa do humor ácido de Mark, Neil Armstrong, Homem de Ferro, Senhor dos Anéis. O detalhe é que quando rola alguma dessas referências ou uma piadinha, elas realmente funcionam.

Os efeitos especiais são ótimos, as atuações seguem o mesmo nível, e a história te cativa, Perdido em Marte tem poucos erros, e acaba deixando meio explícito onde a trama vai te levar, mas não deixa de ser extremamente interessante ver Mark lutando contra um planeta considera inabitável.

Nota 8.5