Pular para o conteúdo

Gato Félix

Quem não se lembra do Gato Félix?

Com olhos brancos, uma risada inimitável e um corpo totalmente preto, Félix entrava nas situações mais loucas que poderiam existir, mas sempre contava com a ajuda de sua “bolsa mágica“, nela continham todos os equipamentos que eram necessários para resolverem seus problemas, desde telefones, lunetas, paraquedas, elevador, binóculos, pássaro, avião… bom, ficaria o dia todo aqui para descrever tais itens, mas deu para perceber que essa bolsa era mágica mesmo, né?!

O Gato Félix era um bom gato, vivia em uma casa grande, sempre era cordial e gentil com todo mundo que cruzava seu caminho, isso deveria fazer com que todo mundo gostasse dele, mas sempre aparecia alguém para atrapalhar sua vida.

Origem.

A origem do desenho é um pouco complicada, pois o cartunista Otto Messmer fala que quem criou o gato foi ele, já Pat Sullivan outro cartunista que detinha os direitos autorais fala que é o verdadeiro criador, certeza ninguém tem, a única coisa certa é que o Gato Félix saiu dos estúdios Sullivan  na década de 1910 e foi sucesso no mundo todo.

No Brasil o gato chegou através da TV Tupi, na década de 60, mas ele já passou na Gazeta, Rede Globo, Record, Rede Brasil, Cartoon Network e Boomerang, o gato fez tanto sucesso que até Monteiro Lobato escreveu uma história onde um gato impostor tentava se passar pelo Gato Félix, a história foi publicada no livro Reinações de Narizinho.

O erro que CUSTOU o sucesso.

Félix no começo era apenas um desenho mudo, por volta de 1920 o som chega aos cinemas só que os estúdios Sullivan resolvem aguardar para colocar fala no gato, o resultado foi o declínio do desenho animado e a ascensão de Mickey Mouse, de Walt Disney, esse ratinho além de ser bom, falava, e isso na época era uma revolução.

Quando resolveram colocar voz no Gato Félix já era tarde, isso acontece em 1929, e Mickey já tinha se consolidado no mercado.

O retorno.

Félix ficou meio que esquecido por um tempo, ganhou cores e sons, foi para TV e até filme virou (Felix the Cat: The Movie – 1991), mas tudo isso ocorreu só quando Joe Oriole conseguiu os direitos autorais do personagem, com isso Félix ganhou um “novo visual”, novos personagens adentraram a série e Félix ganhou sua bolsa mágica.

Personagens.

O desenho passou por várias transformações durante toda sua existência, mas existem alguns personagens que marcaram.

Professor e Rock Bottom eram os piores, viviam tentando roubar a bolsa mágica do Félix, o Professor era baixinho, mau humorado e tinha um bigode branco, e Bottom era seu “cachorrão”.

Mestre Cilindro, uma criação do professor que se rebelou contra ele, foi para o espaço e também tentava captar Félix e sua bolsa.

Poindexter, um verdadeiro menino gênio, era o companheiro de Félix e o ajudava a sair das mais complicadas situações, e por ironia do destino o garoto era sobrinho do Professor.

Vavoom, não falava muito, usava sua voz mais para derrubar coisas, quando ele gritava não ficava árvore e nem parede de pé.

Kitty era a namorada do FélixInky & Winky, seus sobrinhos. Skiddoo, era um amigo que não aparecia muito.

E ai? Lembrava do Gato Félix?

Teve ideia pra algum post ou encontrou algum erro? É só mandar pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: 5 bebidas que marcaram época

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest

Marcações: