Gato Félix

0 Flares 0 Flares ×

Quem não se lembra do Gato Félix?

Com olhos brancos, uma risada inimitável e um corpo totalmente preto, Félix entrava nas situações mais loucas que poderiam existir, mas sempre contava com a ajuda de sua “bolsa mágica“, nela continham todos os equipamentos que eram necessários para resolverem seus problemas, desde telefones, lunetas, paraquedas, elevador, binóculos, pássaro, avião… bom, ficaria o dia todo aqui para descrever tais iten,s mas deu para perceber que essa bolsa era mágica mesmo né?!

Felix era um bom gato, vivia em uma casa grande, sempre era cordial e gentil com todo mundo que cruzava seu caminho e isso deveria fazer com que todo mundo gostasse dele mas sempre aparecia alguém para atrapalhar sua vida.

Origem.

A origem do desenho é um pouco complicada, pois o cartunista Otto Messmer fala que quem criou o gato foi ele, já Pat Sullivan outro cartunista que detinha os direitos autorais fala que é o verdadeiro criador, certeza ninguém tem, a única coisa certa é que Felix saiu dos estúdios Sullivan  na década de 1910 e foi sucesso no mundo todo.

No Brasil o gato chegou através da TV Tupi, na década de 60, mas ele já passou na Gazeta, Rede Globo, Record, Rede Brasil, Cartoon Network e Boomerang, o gato fez tanto sucesso que até Monteiro Lobato escreveu uma história onde um gato impostor tentava se passar pelo Gato Félix, a história foi publicada no livro Reinações de Narizinho.

O erro que CUSTOU o sucesso.

Félix no começo era apenas um desenho mudo, por volta de 1920 o som chega aos cinemas só que os estúdios Sullivan resolvem aguardar para colocar fala no gato, o resultado foi o declínio do desenho animado e a ascensão de Mickey Mouse, de Walt Disney, esse ratinho além de ser bom, falava, e isso na época era uma revolução.

Quando resolveram colocar voz no Gato Félix já era tarde, isso acontece em 1929, e Mickey já tinha se consolidado no mercado.

O retorno.

Félix ficou meio que esquecido por um tempo, ganhou cores e sons, foi para TV e até filme virou (Felix the Cat: The Movie – 1991), mas tudo isso ocorreu só quando Joe Oriole conseguiu os direitos autorais do personagem, com isso Félix ganhou um “novo visual”, novos personagens adentraram a série e Félix ganhou sua bolsa mágica.

Personagens.

O desenho passou por várias transformações durante toda sua existência, mas existem alguns personagens que marcaram.

Professor e Rock Bottom eram os piores, viviam tentando roubar a bolsa mágica do Félix, o Professor era baixinho, mau humorado e tinha um bigode branco, e Bottom era seu “cachorrão”.

Mestre Cilindro, uma criação do professor que se rebelou contra ele, foi para o espaço e também tentava captar Félix e sua bolsa.

Poindexter, um verdadeiro menino gênio, era o companheiro de Félix e o ajudava a sair das mais complicadas situações, e por ironia do destino o garoto era sobrinho do Professor.

Vavoom, não falava muito, usava sua voz mais para derrubar coisas, quando ele gritava não ficava árvore e nem parede de pé.

Kitty era a namorada do FélixInky & Winky, seus sobrinhos. Skiddoo, era um amigo que não aparecia muito.

Félix e sua bolsa mágica.

A bolsa se transforma em um avião.

Nada melhor que assistir um episódio para relembrar do nosso adorado gato.

 

Relembre outros desenhos clicando aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×