Pular para o conteúdo

Opinião com Café | O capitão saiu para o almoço…

O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio.

Ilustração: Robert Crumb
Tradução: Bettina Becker
Editora: L&PM Pocket

Livro contendo 89 páginas. (Na versão que eu possuo.)

Descrição: Publicado nos Estados Unidos quatro anos após a morte de Bukowski, em 1998, sob o título original de ‘Captain is out to lunch and the sailors have taken the ship’, esse livro é o último canto desesperado do ‘velho safado’. Contém trechos de seu diário de agosto de 1991 até fevereiro de 1993, selecionados por ele próprio dias antes de morrer, em 9 de março de 1994. No texto são comentados alguns episódios frugais, como o hábito de apostar em corrida de cavalos, encontros com figuras marginais e desiludidas como ele próprio, mas a espinha dorsal de ‘O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio’ são as cruas reflexões filosóficas sobre a vida, sobre a natureza e miséria humanas.

Opinião com Café

Muita gente já escreveu um diário mas não igual o Buk, com ele tudo é diferente, até a forma de escrever um “simples” diário.

Estamos em 28/08/1991 e as primeiras palavras do livro são: “Foi um dia bom no hipódromo, quase forrei o bolso”. Aqui se dá inicio mais uma obra do velho safado, com diversas sacadas e muitas reflexões.

Talvez por estar perto da morte, como ele mesmo cita em vários trechos do livro, ele acaba tocando muito nesse assunto.

“Não há nada a lamentar sobre a morte, assim como não há nada a reclamar sobre o crescimento de uma flor. O que é terrível não é a morte, mas as vidas que as pessoas levam ou não levam até a sua morte.”

Com parágrafos muitas vezes desconexos e assuntos que mantinham a mesma características de tais parágrafos, Bukowski fala sobre seus dias no hipódromo, sua paixão pela escrita, o ódio por jornalistas e pessoas em geral, além de falar de sua esposa Linda, seus gatos e de como cortar a unha era trabalhoso para ele, com todos esses assuntos abordados, Bukowski consegue trazer muitos questionamentos sobre a vida além de mostrar seu velho humor ácido.

“Deveria cortar minhas unhas dos pés. Meus pés estão me machucando há umas duas semanas. Sei que são as unhas dos pés, mas não consigo achar tempo para corta-lás. Estou sempre atrasado, não tenho tempo para nada. Claro, se eu pudesse ficar longe do hipódromo teria tempo de sobra. Mas toda a minha vida tem sido uma questão de lutar por uma simples hora para fazer o que eu quero fazer. Tem sempre alguma coisa atrapalhando minha chegada a mim mesmo”. 

O livro ainda conta com ilustrações de Robert Crumb, nela o ilustrador tenta mostrar como é a vida de Bukowski, e garanto para você, os desenhos são bem legais.

Talvez esse não seja o melhor livro para você que pretende iniciar a leitura sobre o velho safado, e certamente não é o melhor livro dele mas sem dúvida alguma é um bom livro.

Nota 8.

Leia mais sobre Charles Bukowski.

Veja todos os desenhos de Roberto Crumb clicando aqui.

Marcações: